Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Primeiro cinco estrelas de Goiânia carrega tradição hoteleira regional

Estrutura foi inaugurada em 1986 | 25.11.22 - 10:00
Primeiro cinco estrelas de Goiânia carrega tradição hoteleira regional (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
Carolina Pessoni

Goiânia -
Uma história de sucesso e tradição hoteleira começou em Goiânia há quase 40 anos. Em 1986 foi inaugurado o Castro's Park Hotel, o primeiro cinco estrelas da capital, localizado no Setor Oeste, região central da cidade.

O hotel, que foi idealizado pelo mineiro Olavo de Castro e sua esposa, Norma de Castro, já nasceu com a visão de se tornar o melhor estabelecimento do ramo de Goiânia. Não por acaso, sua instalação foi escolhida para ser edificada no setor mais nobre da cidade, até então.

O diretor de habitações do Castro's, Olavo de Castro Machado de Araújo, conta que o estabelecimento, que foi criado por seu avô, já nasceu com o objetivo de ser um cinco estrelas. "Meu avô queria montar um negócio que deixasse um marco na cidade e que também fosse para a família trabalhar. Na época ele fez uma pesquisa que indicou que Goiânia comportava um hotel de três estrelas naquele momento, mas como ele queria deixar um marco, resolveu fazer um cinco estrelas”, conta.

Assim, em julho de 1986 o hotel abriu em soft opening para o teste dos serviços e ajustes finais. A inauguração oficial foi em 7 de novembro daquele ano, marcando em 2022 36 anos de uma história de sucesso e tradição hoteleira na capital goiana.

A equipe gerencial inicial veio de fora. "Chefes, gerente geral, gerente comercial vieram de outras cidades para trabalhar no hotel e treinar nossa equipe. O objetivo era oferecer um serviço diferenciado, o que sempre foi nosso foco e prioridade", ressalta o diretor.

Olavo conta que o hotel já foi inaugurado com a estrutura física grandiosa que tem ainda hoje. São 14 andares que abrigam 171 apartamentos, além do lobby e subsolo. "No início, tivemos 175 apartamentos, número que diminuiu depois de algumas adaptações para melhorias, e até mesmo o salão de convenções para 500 pessoas. Com o tempo fomos aumentando um pouco a estrutura, criando mais salas de evento e transferindo a área de administração e serviços para uma casa ao lado, que adquirimos posteriormente", diz.

O hotel, entretanto, passou por alguns momentos de dificuldades, chegando ao ponto de ter somente cinco pessoas hospedadas. "Logo no início tivemos uma dificuldade muito grande por causa do acidente com o césio-137, porque as pessoas deixaram de vir para Goiânia. Tivemos que fazer um trabalho junto ao governo do Estado e prefeitura para trazer jornalistas e hospedá-los no hotel para mostrar que o problema não era como imaginavam. Esse foi um dos primeiros marcos da nossa história", revela Olavo.

Ao longo dos anos, a história do Castro's também foi de muitos pontos altos. Personalidades nacionais e internacionais se hospedaram no hotel, entre eles Frank Sinatra, Paul McCartney e as bandas Scorpions e Guns'n'Roses, mais recentemente, como lembra o diretor. "O Roberto Carlos é um cliente que sempre se hospeda aqui quando vem a Goiânia. Recebemos também a Xuxa, Maurício de Sousa e diversas outras personalidades, além de times de futebol, a própria seleção brasileira e até a argentina, com a presença de Maradona."

Além de receber hóspedes de fora, o hotel procura trazer o público de Goiânia para dentro do empreendimento. Para isso, promove atrações e realiza eventos que se tornaram tradicionais no calendário da capital, como a boate Cristal, que movimentou as noites goianienses por muitos anos.

"Criamos o Luau Reggae na área das piscinas que, antes da Festa da Fantasia, era a mais antiga de Goiânia. Temos ainda o Wine Weekend, que é um fim de semana inteiro de degustação de vinhos; o Jogo de Palavras, um evento cultural de perguntas e respostas realizado a cada três meses, além do Natal e Réveillon, já tradicionais da cidade", destaca Olavo.

Novos tempos
Ao longo dos anos o hotel foi se adaptando e modernizando. O empreendimento, que chegou a contar com 340 funcionários, hoje possui 90 colaboradores e terceirizou alguns serviços para maior eficiência, como lavanderia e spa. "Vimos que não era necessário ter uma estrutura tão grande, mas temos funcionários que trabalham conosco desde a obra do hotel. Valorizamos nossa equipe e promovemos capacitações e treinamentos contínuos para atualização", explica o diretor.

A pandemia da covid-19, iniciada em 2020, também fez com que o hotel precisasse de novas adaptações. Olavo explica que foi um momento muito difícil para toda a rede hoteleira e manter o título se tornou muito oneroso. "Hoje o Castro's não é mais um cinco estrelas. Na pandemia não foi mais possível manter alguns critérios que caracterizam essa classificação. Então, deixamos de lado essa qualificação, mas o serviço, que é nossa marca, nunca deixou de ser nossa prioridade e foco."

A localização estratégica do hotel ainda é um de seus grandes diferenciais. Está em um bairro nobre, a cerca de 20 minutos do aeroporto, a cinco minutos do Centro de Convenções e de fácil acesso a restaurantes e à vida noturna da cidade. "Permanece sendo um hotel para quem vem a Goiânia para eventos, negócios e lazer", comenta o diretor.

Para Olavo, a inauguração do Castro's ajudou a colocar Goiânia no mapa dos grandes eventos do país. "Como o hotel foi construído com uma estrutura acima do que era esperado para a cidade na época, ajudou a trazer eventos de grande porte, como congressos e shows, porque a cidade precisava de hospedagem condizente com a relevância dessas atrações."

Além disso, o hotel apoia diversas ações sociais e estabeleceu uma conexão forte com a capital. "Fazemos nosso papel em receber bem as pessoas que vêm de fora e, apesar do meu avô e filhos serem de Uberlândia, temos esse vínculo e amor por Goiânia, que nos motiva todos os dias", ressalta Olavo.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351