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Símbolo da capital, Estação Ferroviária é elemento da história de Goiânia

Edifício é tombado pelo Iphan desde 2002 | 24.02.23 - 19:03
Símbolo da capital, Estação Ferroviária é elemento da história de Goiânia Foto: Gabriel Côrtes
Carolina Pessoni
 
Goiânia - Há 73 anos Goiânia tem em sua paisagem um dos principais símbolos da cidade. Inaugurada em 1950, a antiga Estação Ferroviária, localizada na Praça do Trabalhador, Setor Central, é um dos mais importantes edifícios históricos e uma das personificações do estilo art déco da Capital.
 
A Estação Ferroviária de Goiânia foi inaugurada juntamente com as demais estações do trecho de 95 km entre Leopoldo de Bulhões e a capital. A antiga Estrada de Ferro Goyaz passou a receber trens de cargas e passageiros no ano de 1952, funcionando durante 30 anos, quando em 1980 transferiu-se o pátio ferroviário para Senador Canedo, permitindo a continuação da Avenida Goiás e a construção da Rodoviária da cidade.
 

(Foto: Tomas Somlo/Acervo IBGE)
 
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2002, o edifício compõe o acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco da capital. Em sua área interna, no saguão principal, há dois importantes murais produzidos pelo artista italiano Frei Nazareno Confaloni - introdutor do modernismo em Goiás, ambos pintados no ano de 1953.
 
Os murais, Bandeirantes Antigos e Bandeirantes Modernos, se destacam por serem afrescos pintados em areia – uma técnica até então inovadora e pioneira em Goiás. Os afrescos são considerados os principais pintados por Frei Nazareno Confaloni.
 
O prédio já passou por várias reformas. Em 1985 foi adaptado para atender as necessidades do Restaurante do Centro de Cultura e Tradições Goianas, hoje extinto. Em 1987, passou a funcionar na estação o recém-criado o Centro Estadual de Artesanato de Goiás. O local abrigou ainda, nos anos 2000, a cooperativa dos artesãos de Goiás e a Banda Marcial da Prefeitura de Goiânia.
 
Restauração
A última grande reforma pela qual a Estação Ferroviária passou havia sido em 1999. Entretanto, para preservar sua história, uma obra de restauro foi executada no edifício a partir de 2018. Por cerca de um ano e meio, foram realizadas intervenções para a revitalização completa do monumento.
 
Foram reconstituídos os azulejos da fachada, pisos e cobertura. Três elementos icônicos da edificação ganharam destaque: a locomotiva Maria Fumaça, que após ser recuperada foi devolvida para seu lugar original, na plataforma de embarque; o relógio da torre, que também foi recuperado; e os dois painéis pintados por Frei Confaloni foram totalmente restaurados.
 

Painel de Frei Nazareno Confaloni (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
 
Outras ações também foram realizadas para restaurar pontos diversos da estação, como a recuperação e pintura de paredes, esquadrias e gradis, além da instação de nova sinalização interna e externa. Novas instalações elétricas e hidráulicas e de climatização interna também foram feitas.
 
A obra de restauro foi entregue no dia 10 de maio de 2019, com cerimônia que contou com a presença de autoridades, como o prefeito de Goiânia à época, Iris Rezende, e o governador Ronaldo Caiado. A partir da reinauguração, a estação passou a oferecer serviços do Atende Fácil, galeria de artes e um Centro de Atendimento ao Turista, além de um posto da Guarda Civil que fica instalado permanentemente no local. 
 
 
 
Leia mais:
Maria Fumaça e a representatividade da locomotiva a vapor nº 11
 
 

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