Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Colégio Marista e sua contribuição para o desenvolvimento de Goiânia

Escola foi fundada há 61 anos | 09.06.23 - 09:38
Colégio Marista e sua contribuição para o desenvolvimento de Goiânia Foto: Acervo/Colégio Marista
Carolina Pessoni
 
Goiânia - Logo acima do viaduto da Praça do Ratinho, na região central de Goiânia, está uma das mais tradicionais unidades de ensino da cidade. O Colégio Marista, localizado no mesmo endereço há 61 anos, além da tradição em educação, fez parte do desenvolvimento da Capital.
 
A história do colégio, entretanto, é anterior à de Goiânia. O Colégio Marista "começou" na França, fundado por Marcelino Champagnat. Nascido em 1789, Champagnat ficou traumatizado com a maneira como os professores tratavam os alunos e parou de estudar, voltando a esta atividade apenas quando foi convidado a ser padre.
 
Começou o seu trabalho na região de La Valla e, pensando em uma escola de qualidade, respeitadora e acolhedora, fundou o Instituto Marista em 2 de janeiro de 1817. Champagnat morreu em 6 de junho de 1940, aos 51 anos, deixando 48 escolas conveniadas na Europa, que posteriormente se espalharam pela Oceania por meio das obras dos irmãos Maristas.
 

(Foto: Acervo/Colégio Marista de Goiânia)
 
No Brasil, a educação Marista chegou em outubro de 1987 e teve como berço a cidade de Congonhas, em Minas Gerais. O modelo se espalhou pelo Brasil inteiro, chegando em Goiânia em 1961, com a inauguração do colégio em 18 de março de 1962.
 
O coordenador de Pastoral do Colégio Marista Goiânia, Valdeci Vieira Borges, explica à coluna Joias do Centro que os fundamentos da escola são os mesmos desde sua criação por Champagnat, com valores, educação integral, de excelência, trabalhando virtudes. "É uma proposta baseada no modelo de Maria, mãe de Jesus, e busca nela todas essas características de uma educação acolhedora, inclusiva e que promove o ser humano e a transformação social. O objetivo é fazer da pessoa um cristão e virtuoso cidadão", destaca.
 
"Quando a escola foi construída em Goiânia, o local escolhido era uma região isolada da cidade, periférica na época. O colégio ficava no que era chamado Setor Macambira e, posteriormente, deu nome ao bairro, que passou a se chamar Setor Marista. A cidade foi crescendo e se desenvolvendo em volta do colégio, como podemos ver atualmente", completa o coordenador.
 
Estima-se que, desde sua inauguração, já tenham passado mais de 100 mil alunos pelo Colégio Marista de Goiânia. "Não temos um registro fiel do início das atividades, infelizmente. Atualmente temos 1.300 alunos, mas já chegou a ter mais de 2 mil. Entre eles, algumas personalidades goianienses, como o prefeito Iris Rezende, de quem me recordo com carinho", lembra Valdeci.
 

(Foto: Acervo/Colégio Marista de Goiânia)
 
Para abrigar todos esses alunos, o colégio conta com uma grande estrutura. As salas de aula são amplas, laboratórios de Informática, Química e Biologia, biblioteca e espaços para prática de educação física e atividades extracurriculares esportivas, artísticas e culturais. Além disso, possui uma capela aberta para estudantes e familiares.
 
Valdeci, que já trabalha na instituição há 25 anos, afirma que o colégio fez parte de sua formação pessoal e profissional. "Entrei como professor, lecionando as disciplinas de Filosofia e Ensino Religioso. Depois passei para a Orientação Religiosa e agora estou na Coordenação de Pastoral. Sinto que aqui eu desenvolvo meu trabalho profissional e também a minha missão", orgulha-se.
 
O coordenador ressalta que a escola se preocupa com a formação da pessoa em todas as suas dimensões - social, educacional e espiritual -, o que contribuiu muito com seu trabalho. "E sempre bebi muito dessa fonte, cresci muito no colégio e sou muito grato por tudo o que já vivenciei aqui. Me realizo aqui como profissional e como pessoa que exerce sua missão. Meus filhos também estudaram aqui, é uma instituição que traz uma realização complexa e enorme para meu projeto de vida", conclui. 
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351