Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Centraliza: a grande aposta para revitalizar o Centro de Goiânia

Incentivos fiscais e culturais estão previstos | 05.04.24 - 09:08 Centraliza: a grande aposta para revitalizar o Centro de Goiânia Foto: Rodrigo Obeid/A Redação
Carolina Pessoni
 
Goiânia - Pensado para mudar a cara e levar mais movimento para a região central de Goiânia, o Programa Centraliza já está em execução. O objetivo é levar o goianiense de volta à emblemática região da cidade para morar, divertir, conhecer, trabalhar, estudar, investir, conviver e se desenvolver. O conjunto de ações foi lançado em outubro de 2023 pelo prefeito Rogério Cruz e prevê atividades em diversas áreas. 
 
Para o desenvolvimento do programa, um grupo de trabalho formado pelas secretarias municipais de Finanças (Sefin), Planejamento Urbano e Habitação (Seplahn) e Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec) iniciou um trabalho amplo de diagnóstico e elaboração de propostas em busca de soluções para a região. A partir da premissa “O que afasta a população do Centro de Goiânia?”, foram ouvidas associações, sindicatos, federações, conselhos e outras entidades da sociedade civil organizada.
 
Os eixos de trabalho são: habitação e atividades econômicas; segurança pública; infraestrutura, mobiliário urbano e preservação; mobilidade urbana; meio ambiente; cultura, esporte; e lazer, bem-estar e turismo. Além da Sefin, Seplahn e Sedec, o programa é realizado por meio das secretarias municipais de Cultura (Secult), Esporte (Smesp), Mobilidade (SMM), Infraestrutura (Seinfra), Governo (Segov) e Comunicação (Secom), além da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
 

Sociedade Civil organizada foi ouvida para planejamento das ações do Centraliza (Foto: Jucimar de Sousa / Jackson Rodrigues / Secom)
 
O programa foi desenvolvido pela necessidade de uma ação de retomada econômica da região, com objetivo de torná-la atrativa ao setor produtivo e também estimular a moradia. Entre as metas estão preservação do meio ambiente; desenvolvimento de arte, cultura, lazer, bem-estar, turismo e esporte; estímulo ao empreendedorismo; combate à criminalidade; valorização do patrimônio histórico-cultural; estímulo à mobilidade urbana; requalificação dos espaços e dos mobiliários; fomento a novas atividades econômicas e valorização das existentes; e atração de novos moradores.
 
O secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Pires Alves, afirma que dentro do Centraliza não faltam benefícios para a sociedade. "O que precisamos chamar a atenção, no entanto, é para que a comunidade abrace a causa e entenda que ela é a grande ganhadora neste processo. E não só com benefícios diretos, mas com a criação de oportunidades econômico-financeiras na região", sublinha.
 
Para o prefeito Rogério Cruz, o projeto de requalificação propõe medidas ousadas que serão fundamentais para a promoção de uma transformação significativa em diversos setores comerciais da região. "Também estamos levando serviços da Prefeitura, como o Refis 2023 e a Central do IPTU, além do projeto 'Goiânia Tem Carnaval' e agora o Evento Multicultural, dando vida ao bairro e movimentando com a circulação de pessoas. São diversas ações da gestão municipal para fomentar o Centro da Capital."
 
Entre as ações que objetivam estimular o goianiense a visitar o Centro está a implantação de serviços públicos na região. Para isso, a Sefin levou o atendimento do Programa de Recuperação Fiscal (Refis) e a Central do IPTU para o Mercado Central e para o prédio do Serviço Social do Comércio (Sesc), na Rua 19. Juntas, as duas ações somaram mais de 63 mil pessoas circulando, movimentando o comércio e dando vida à localidade.
 

Rogério Cruz: "São diversas ações da gestão municipal para fomentar o Centro da Capital." (Foto: Jucimar de Sousa / Jackson Rodrigues / Secom)
 
A Prefeitura também enviou para a Câmara Municipal um pacote de benefícios fiscais de cerca de R$ 270 milhões para quase 20 mil imóveis com o objetivo de alavancar a economia local. O Centraliza propõe isenção fiscal para diversos setores, como gastronomia, cinemas, brechós, livrarias, clínicas, medicina, estética, escolas, veterinária, informática, guarda e vigilância e hotelaria, além de imóveis que preservam a arquitetura original, imóveis residenciais novos e antigos, e estacionamentos.
 
Obras de infraestrutura também estão previstas. Dentro do Programa 500 km, mais de 30 vias já receberam o novo asfalto e as intervenções nas avenidas Tocantins, Araguaia e Paranaíba devem começar em breve. Além disso, já está em andamento a troca de mais de 51% da iluminação do setor e a modernização dos pontos de ônibus.
 
Ações relacionadas ao meio ambiente não ficaram fora do Centraliza, que prevê a arborização do Centro como estratégia para diminuir a temperatura da Capital, já que a região é o coração da ilha de calor, e colaborar para a manutenção de Goiânia como a cidade mais verde do Brasil. Já foram plantadas 170 mudas de árvores nativas do Cerrado, como aroeira pimenteira, resedá, ipê jardim e aroeira salsa, ao longo das avenidas Tocantins e Araguaia.
 
"Trazer o goianiense de volta a essa região tão emblemática é contribuir para o resgate do orgulho de quem vive e mora no Centro, um bairro tão tradicional e um verdadeiro museu a céu aberto que precisa e deve ser explorado por meio de ações como esta do Centraliza. Um Centro vivo para todos é nosso maior objetivo", arremata o prefeito Rogério Cruz.
 
 
Projetos Catalisadores
Dentro do Programa Centraliza, algumas ações se destacam e são nomeadas de Projetos Catalisadores. As propostas determinam atividades a serem realizadas que terão grande impacto na revitalização da região central de Goiânia.
 
O primeiro desses projetos a ser implantado é o Fechamento da Avenida Goiás aos domingos. O objetivo é atrair o público e suas famílias para o Centro em um dia de descanso, com o uso de uma das principais e mais tradicionais vias do setor como instrumento de circulação e do potencial de lazer e convivência. 
 

Avenida Goiás será fechada para atividades culturais e esportivas neste domingo (7) (Foto: Jucimar de Sousa / Jackson Rodrigues / Secom)
 
A primeira dessas ações será realizada já no próximo domingo (7/4), quando a Avenida Goiás será fechada para o trânsito de veículos entre a Praça Cívica e a Avenida Anhanguera para a realização de atividades culturais e esportivas. Estão previstas apresentações musicais com a Orquestra Sinfônica de Goiânia, exposição de carros antigos, Feira de Antiguidades, aulas de alongamento e treino funcional, campeonato de golzinho, pintura facial para crianças e atividades de skateboard, além de um espaço para alimentação disponível para o público.
 
O Programa de Recuperação dos Imóveis Tombados e o Plano de Requalificação dos Espaços Públicos são voltados para a valorização do patrimônio histórico-cultural e uso do potencial turístico. Para isso, estão previstas a requalificação dos Mercados municipais e revitalização do Pathernon Center, com uso como solução de estacionamento. Além disso, está em análise o projeto de benefícios fiscais para revitalização das fachadas e retrofit dos imóveis em art déco, será realizada.
 
Um dos cartões postais de Goiânia, o Bosque dos Buritis faz parte dos Projetos Catalisadores e, para isso, tem um plano de requalificação em desenvolvimento pelo escritório de paisagismo Burle Marx. Entre os objetivos estão a preservação ambiental e o aumento da área permeabilização; atração de áreas de convivência, lazer, práticas esportivas e culturais; desenvolvimento do potencial turístico; e redução de criminalidade.
 

Projeção da requalificação do Beco da Codorna (Fonte: Sefin)
 
Um projeto a ser desenvolvido ainda é o “Adote uma Viela”, que seguirá o modelo do “Adote uma Praça”. Esta ação tem como propósito a ocupação das vielas e becos do Centro para redução da criminalidade e diminuição da sensação de insegurança, tornando esses espaços atrativos para pessoas e, consequentemente, novos negócios.
 
Está previsto ainda um projeto de revitalização e requalificação do projeto do Grande Hotel, com seu uso voltado para atividades de turismo e culturais. Está em desenvolvimento também um planejamento para Pedestrianização da Avenida Anhanguera. Apesar de o termo parecer estranho, o significado é bem simples: devolver o acesso à avenida aos pedestres.
 

Projeto de Pedestrianização da Avenida Anhanguera (Fonte: Sefin Goiânia)
 
O secretário Vinícius Henrique Pires Alves ressalta que como a cidade é viva e passa por transformações constantes, não existem prazos para o Programa Centraliza terminar. "Trata-se de uma política vitalícia, que com o comprometimento da gestão pública somada à cobrança, interesse e adesão da sociedade, tem tudo para dar certo, como já tem entregado resultados."
 
Ele explica que como há alguns benefícios concedidos em longo prazo, o Centraliza é uma política onde as ações sempre precisarão ser revistas. "Será preciso ver onde estão os gaps e solucionar, revisar o que deve e precisa ser mantido e o que podemos modificar", assinala o secretário de Finanças da Prefeitura.

 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351