Jordânia bispo
Do escritório do Fica
Cidade de Goiás - A capoeira e o samba tomaram conta da Praça do Coreto na tarde de quinta-feira (4/7). Os grupos Capoeira de Angola e Samba de Roda da Vila Esperança agitaram as pessoas com seus tambores, berimbaus e pandeiros. O público não só aprovou como entrou na dança.
A apresentação, que faz parte das ações do projeto Fica na Comunidade, é também uma extensão das aulas da Escola Pluricultural de Odé Kayodê. Lá os alunos tem aulas de capoeira integradas ao currículo pedagógico.
O professor e coordenador do grupo Capoeira de Angola, Gustavo de Oliveira, conta que este tipo de evento é bom para as crianças e para a comunidade. “Esta é uma oportunidade de aproximar os moradores da cidade do trabalho que fazemos”, afirma o professor. O aluno e filho de Gustavo, Cauã Oliveira, faz capoeira desde pequeno e concorda com o pai. “Eventos são muito legais, sempre aprendo neles”, acrescenta Cauã.
A segunda apresentação foi do grupo Samba de Roda da Vila Esperança. O público foi convidado cantar, bater palma e participar da dança. Segundo a professora e coordenadora do grupo, Shirlei de Oliveira Souza, esse tipo de trabalho é um resgate à cultura afro. “Através das músicas conseguimos manter a cultura afro viva”, ressalta Shirlei. As apresentações duraram duas horas e finalizaram as atividades da tarde de ontem.