-
18.12.2011 07:57 Cristiano Costa
Estive em Mealhada (Portugal), a terra do leitão. Posso dizer que a Pururuca do Bartolomeu, senão é melhor, não perde em nada pela feita lá.
Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.
José Cácio Júnior
Restaurantes que servem comida caseira em Goiânia existem aos montes. Na verdade podemos contar poucos nos dedos que lembrem comida que tenha gosto real de fogão a lenha.
E esqueça qualquer leitão à pururuca que você tenha comido! A pedida, quando se trata do prato, é o Restaurante Bartolomeu.
O ambiente aconchegante dá um sensação da mistura de sabores oferecidos. O tira-gosto já surpreende. Nada de amendoim torrado. A casa oferece uma porção de coco ralado assado no forno à brasa. Haja cerveja para acompanhar!
As entradas merecem destaque à parte no cardápio. Das oito opções oferecidas, a foccacia, a empadinha de bacalhau e o pão italiano são ótimas pedidas. O pão italiano, assado na hora em forno à lenha, assim como todas as massas, oferece um ótimo contraste no paladar.
Um dos carros-chefes da casa, o leitão à pururuca, poderia por si só ser servido à parte. Ao contrário do que possa sugerir, engana-se quem pensa que trata-se de um prato gorduroso. A crocância da pururuca surpreende. Não se arrepende quem experimenta uma parte do leitão com um pedaço do pão italiano. A combinação é perfeita. O pernil é acompanhado por salada de folhas com abacaxi, molho de mostarda, pimenta e mel e serve duas pessoas.
De bebidas, as cervejas atendem aos mais variados gostos. Sempre gelada, as opções vão desde a cerveja Devassa (loira), da Baden Baden Cristal, à Eisenbahn (pilsen, de trigo e dunkel). Para quem gosta de chopp, a pedida é Devassa.
A carta de vinhos do Bartolomeu combina com os mais variados pratos servidos pela casa. Entre opções rosé, branco e tinto, existem 400 rótulos de diversos países: Argentina, Chile, Uruguai, Espanha, França e Portugal.
Fechando o cardápio, a sobremesa indicada é a Bartira. Espécie de canapé com recheio de doce de leite com queijo e frutas, a especiaria casa bem com o paladar.
E já que estamos falando de leitão á pururuca, não podemos esquecer que o prato é uma tradição nas mesas brasileiras no Natal.
O Bartolomeu garante sua ceia. Um leitão de aproximadamente oito quilos serve 20 pessoas, com entrega na véspera do Natal. Seu paladar não irá arrepender.