A Redação
Goiânia- A 2ª edição da Feira de Transporte Intermodal e Logística (FTL) do Centro-Oeste será realizada em Goiânia, a partir desta terça-feira (16/5), no Centro de Convenções da PUC Goiás. A feira, que segue até dia 19, é a maior e única do segmento no Centro-Oeste e reunirá expositores de todo o País, trazendo o que há de mais novo no mercado, além de palestras.
Em sua primeira edição, a FTL reuniu mais de quatro mil pessoas, e gerou 65 milhões em negócios, e para essa edição a expectativa é reunir mais de seis mil pessoas. O sucesso da feira está na sua posição geográfica, o Centro-Oeste é um ponto de disseminação para todo o País o que ajuda a fomentar a cadeia do transporte e da logística da região, devido Goiânia ser estrategicamente bem posicionada no nível de Brasil.
Diferentes das outras feiras do segmento no País, a FTL agrega em um único ambiente do evento toda a cadeia de: transporte, logística e intermodalidade que envolve todos os modais (aéreo, ferroviário, marítimo, rodoviário e o dutoviário). Segundo o organizador “Não existe no país nenhuma feira que agregue essas três pontas, mas nós conseguimos congregar toda a cadeira em um único evento”, frisa Feliciano Ramos.
Reunindo empresários e profissionais do setor de todo o país, o público visitante terá a oportunidade de encontrar lançamentos, serviços, produtos e as novas tendências do setor para tornar suas empresas mais competitivas. Entre os expositores e fabricantes: de implementos, de caminhões, de empilhadeira, além de empresas: de sistemas e rastreamento, de tecnologia voltada para operações logísticas, e de comércio exterior; e escolas voltadas para profissionalização e capacitação de motoristas.
Paralelo às exposições, a feira conta com seminários temáticos e congressos para tratar questões do mercado e temas relevantes para desenvolver e aprimorar a competitividade das empresas no contexto econômico regional, nacional e internacional. O evento é gratuito e para participar da feira como visitante basta se credenciar no dia do evento, no próprio Centro de Convenções da PUC Goiás.
Goiás
As principais empresas do setor de transportes, armazenagem e movimentação de cargas, buscam o estado para estruturar suas bases operacionais com o objetivo de operar a partir do Centro-Oeste, principalmente no escoamento da produção agrícola e de alimentação. Nos últimos anos, novas centrais de distribuição foram implantadas no estado, oferecendo para o mercado as mais modernas técnicas de gestão e distribuição.
Além de uma ótima posição geográfica, Goiás, é líder nacional na produção agrícola e recebe constantes incentivos governamentais para o desenvolvimento da infraestrutura logística. Tornando o estado fundamental para a movimentação de cargas que circulam na região, em direção a todo canto do País e do mundo.
Com a chegada de novas empresas e a necessidade de se criar um ambiente que fomente essa posição geográfica privilegiada e que fortaleça o mercado de infraestrutura moderna, fez com o que a FTL seja sediada em Goiânia. Para otimizar o tempo do empresário que precisa se deslocar para outros estados, a feira traz o fabricante até os empresários que atuam na região.
Palestras
Para a edição 2023, a FTL traz nomes de peso para compor os palestrantes que estão em destaque dentro do segmento. Com temáticas que farão o setor discutir assuntos relevantes para desenvolver e aprimorar a competitividade das empresas no contexto econômico regional, nacional e internacional.
O grande nome desta edição é Marcella Cunha, diretora presidente da Associação Brasileira de Operação e Logística (ABOL), que traz como tema “Importância do operador logístico para o Centro-Oeste e Brasil”. Marcella será a responsável pela abertura das palestras no dia 16 de maio, a partir das 17h.
Já no segundo dia acontecerão duas palestras, às 19h e às 20h. Quem abre o primeiro dia é Glaucia Matos, consultora e gestora de transportes (AGHM), com a temática “Saúde ocupacional e segurança no transporte rodoviário”, em seguida Carlos Eduardo, gerente geral da Impacto Empilhadeiras irá falar sobre “A importância das empilhadeiras na logística mundial”.
No terceiro dia de eventos a palestra inicial às 19h será de Leonardo Gonçalves, com o tema “Boas práticas no Transporte refrigerado”. Enquanto que às 20h, Juliano T.C. da Maia, Head de estratégia e ofertas para segmento logística na TOTVS SA traz a temática "Logística digital: uma análise sobre a nova dinâmica das operações logísticas e como a tecnologia pode apoiar a transpor desafios e gerar oportunidades”.
O encerramento das palestras será de Franchesco Lopes, que irá falar sobre “Oportunidades de negócios na América do Sul”. Lopes sobe no palco às 19h e tem um currículo vasto dentro do segmento, hoje é embaixador institucional da Bolívia no Brasil, pelo Instituto Brasileiro das Relações Empresariais Internacionais (IBREI), além de ser consultor de negócios internacionais e broker de commodities para o Brasil e Mercosul.
Além das palestras durante a feira terá um Curso de Logística Essencial, com carga horária de seis horas. Nos dias 16 e 17 de maio, Mestre Fernando Trigueiro, irá falar sobre “Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos”, com foco em conceitos, evolução e desenvolvimento. Já nos dias 18 e 19 de maio, Doutor Ricardo Carreira traz a temática “Operações Logísticas”, com destaque em armazenamento e distribuição. O curso que é gratuito começa às 17h, tem vagas limitadas.