Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Publicitário será empossado no Sinapro/GO | 30.10.23 - 09:10
(Foto: Letícia Coqueiro/AR) Ludymila Siqueira e José Abrão
Goiânia – O publicitário Zander Júnior, da agência Imagem Única, será empossado como presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Goiás (Sinapro/GO) no dia 7 de novembro. A cerimônia de posse será durante a programação do Encontro Mercado, no Teatro Sesc Centro, na Rua 15, em Goiânia, a partir das 8h30. A programação inclui duas palestras: “Desafios e perspectivas para as agências de propaganda”, com Daniel Queiroz, presidente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), e “A importância da gestão na perpetuação dos negócios”, com Antonio Lino Pinto, da Viramundo Consultoria.
A gestão de Zander foi iniciada no dia 1º de maio, mas agora ocorre a cerimônia simbólica de posse. “Aproveitamos para fazer a posse e oferecer ao mercado duas palestras imperdíveis. O Encontro Mercado, neste formato, irá se repetir periodicamente, com temas e palestrantes de relevância”, conta Zander Júnior à reportagem do jornal A Redação ao destacar a importância do segmento para a economia. “A publicidade é a mola que faz girar a economia e o PIB: nas cidades e nos campos, contribuindo para a ativação de todas as cadeias produtivas. Segundo estudo da Deloitte, de 2021, cada real investido em publicidade gera R$ 8,54 para a economia do país. E o anunciante precisa anunciar, com uma agência filiada ao Sinapro, claro", diz.
Zander iniciou sua carreira em 1980 como produtor e desde então passou por diversas áreas. Sua formação é diversa, sendo graduado em Jornalismo (UFG), Direito (PUC Goiás) e Marketing (ESPM). Desde 2012 atua como conselheiro de Ética do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e presidiu por três vezes o capítulo regional da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap).
Com 45 anos de atuação, o Sinapro acaba de lançar seu novo site e Zander diz que o objetivo é “reposicionar conceitual e institucionalmente a instituição, perante o trade de nosso setor, em especial do segmento das agências, cujo modelo de atuação e de negócios passou - e passa, por grandes transformações”.
Planos para a nova gestão
Zander avalia que o sindicato irá enfrentar alguns desafios. “Em primeiro lugar, gerar percepção de valor para as associadas e não associadas, que precisam vir participar. Nossa entidade é pró-mercado, e valoriza o nosso negócio. Vamos estimular a sua filiação, em todas as suas frentes: agências full service, digitais, promocionais, de RP/comunicação corporativa”.
Além disso, o publicitário espera informar o segmento de todos os benefícios e vantagens oferecidos pela entidade. “Hoje o rol de serviços prestados é extenso, e se as associadas fossem comprar no mercado, pagariam muito mais do que a taxa de contribuição mensal. Hoje o Ecossistema Sinapro/Fenapro oferta suporte jurídico, trabalhista, Convenção Coletiva, Tabela Referencial de Custos Internos, pesquisas, convênios diferenciados para aquisição de softwares, equipamentos e tecnologia; informativo de licitações, dentre outros serviços”, salienta.
Sendo assim, o segundo foco da nova gestão é ampliar a base de associados tanto na capital quanto no interior, além de ampliar a receita e reciclar a qualificação para o mercado por meio da aproximação com as faculdades de Comunicação. Desde que a nova gestão assumiu, algumas providências já foram tomadas, como a reativação das newsletters mensais, nova roupagem para as redes sociais e o novo website. Em breve, Zander prevê o lançamento de uma nova campanha para atrair negócios para as associadas.
A nova gestão também irá reativar o Fórum da Indústria da Comunicação (Forcom/Goiás), que reúne entidades e agentes da área e que perdeu sua atuação desde a pandemia. Zander também planeja realizar em 2024 o Encontro Nacional das Lideranças do Sistema Sinapro/Fenapro em Goiânia para fortalecer os laços entre as entidades da categoria. “Na passagem dos 45 anos do Sinapro, vamos resgatar a relevância e o protagonismo da publicidade criada e produzida em Goiás”, planeja.