Larissa Lessa
Reunir os recursos do Playstation 3 e a mobilidade dos videogames portáteis. É com essa proposta que a Sony lançou nesta terça-feira (28/2) no Brasil, Europa e Estados Unidos o Playstation Vita. Em Goiás e Brasília, o videogame portátil foi apresentado durante o First Fujioka, evento realizado pela rede varejista para apresentar as novidades da tecnologia.
O videogame é o sucessor do Playstation Portable (PSP), lançado no fim de 2004, e traz tela de cinco polegadas sensível ao toque, sensores de movimento, câmera frontal VGA e traseira de 5 megapixels. O console ainda promete interatividade com o Playstation 3. De acordo com o fabricante, com a conexão Wi-Fi é possível continuar os jogos iniciados no PS3 exatamente no mesmo ponto onde o jogador havia parado.
Para os gamers, o PSVita promete gráficos semelhantes ao do PS3, velocidade com o processador de quatro núcleos, jogabilidade por meio dos dois controles analógicos e tela sensível ao toque também na traseira do equipamento. Mas o PSVita também apresenta recursos para aqueles que também não deixam de lado as redes sociais e a internet. Com a Wi-Fi é possível acessar contas no Facebook, Twitter e acessar normalmente a internet. O equipamento também funciona como GPS e o usuário pode ainda ouvir músicas, assistir a vídeos e ver fotos. A previsão é que a versão com 3G só esteja disponível no Brasil no segundo semestre.
Carlos Yoshida (Fujioka) e Luis Ferro (Sony) apresentam o PSVita (Foto: André Saddi)
Preço
Segundo o diretor comercial do Fujioka, Carlos Yoshida (Yuki), o PSVita será vendido na loja do Shopping Flamboyant, no Jardim Goiás, a partir de hoje. Nos próximos quinze dias, a expectativa é que o equipamento seja disponibilizado com exclusividade pela rede varejista em Goiás e em Brasília. Inicialmente, o videogame, que virá em um kit com uma capa, o jogo Modnation Racers e um cartão de memória de 4 GB, será vendido por R$ 1599.
O editor do blog especializado em tecnologia vicious.com.br, Gabriel Giannotti, questiona o valor cobrado pelo console. “O preço no Brasil é alto, considerando até mesmo o valor do PS3, que pode ser encontrado a R$ 990”, comenta o editor. Já o gerente geral do Canal de Distribuição da Sony, Luis Ferro, explica que, em um primeiro momento, a multinacional japonesa optou por vender o videogame em um pacote de edição limitada. “Depois o videogame será vendido separadamente, e o preço cairá para R$ 1399. Considerando as questões tributárias, esse valor está dentro da relação de preço de venda dos produtos Sony no Brasil”, afirma.
Gabriel Giannotti testa lançamento da Sony (Foto: André Saddi)
Jogos
Entre jogos produzido exclusivamente para o PSVita e aqueles adaptados do PS3, a expectativa da Sony é disponibilizar ao mercado brasileiro 25 títulos ainda em março. Os jogos podem ser comprados por R$ 199 (preço dos lançamentos) em cartões de memória produzidos pela Sony ou podem ser baixados pela loja virtual da empresa. Sem memória interna, o PSVita aceita cartões de 4GB a 16 GB.
O PSVita é também uma das apostas da Sony para avançar no mercado dos portáteis. Luis Ferro refuta a possibilidade de o lançamento tomar parte do mercado do PS3. “Fizemos estudos que mostram que a questão da mobilidade é complementar e que o PSVita não irá substituir o videogame tradicional”, afirma o gerente.