Larissa Lessa
fotos: André Saddi
Mais de 60 mil CDs, 20 mil DVDs, 80 mil livros e cerca de cinco mil itens de tecnologia. É com esse estoque que chega a Goiânia a 11ª loja brasileira da Fnac, rede de varejo francesa que comercializa produtos culturais há 58 anos. Com investimento de R$ 15 milhões na loja do Shopping Flamboyant, o espaço de três mil metros quadrados será aberto ao público nesta quinta-feira (15/3).
Considerada pelos gestores como a primeira representante da nova geração de lojas da Fnac no Brasil, a loja de Goiânia permitiu a abertura de 70 postos diretos de trabalho e outros 200 indiretos. Com espaços específicos para livros, CDs e DVDs e produtos de tecnologia, a rede também deve investir em eventos culturais abertos aos clientes, como pocket-shows, sessões de autógrafos, debates e eventos infantis. Já na quinta-feira estão programados um recital de poesias de Carlos Drummond de Andrade, às 15 horas, e pocket-show com a banda roqueira goiana Black Drawing Chalks, que começa às 20 horas (
confira a agenda cultural completa). A festa de inauguração será feita na noite de quarta-feira (14/3), somente para convidados.
Com a proposta, a empresa pretende vender a ideia da loja como espaço de convivência e lazer, e não somente de compras. Com prateleiras livres para os clientes, poucas vitrines e muitos produtos à mostra, a loja tem cinco quilômetros de prateleiras e é abastecida por cerca de 2,5 mil fornecedores. “Vivemos de venda, afinal somos uma rede de varejo. Mas acreditamos que a venda é consequência de uma experiência do cliente na loja”, disse o diretor regional da Fnac, Alex Monteiro. A loja também tem espaços dedicados às crianças, o Fnac Kids, e aos jogos eletrônicos, o Espaço Games.
Produtos
Diretor da Fnac Goiânia, Adão Dias Paz garante que haverá diversidade nas escolhas das apresentações culturais na loja. “Queremos todos os estilos musicais. Vamos trazer a cultura de Goiás para os goianos e a cultura de fora para o Estado”, disse o diretor, que afirma que a política de diversidade se estende à escolha dos títulos de livros, CDs e DVDs. Segundo ele, o preço sugerido pelos fornecedores será adotado pela loja, mas haverá promoções como o “Preço Verde”, que oferece descontos de até 20% sobre o valor sugerido pelo distribuidor, inclusive em lançamentos. Já na abertura da loja, o grupo garante descontos em produtos selecionados de até 20%, promoção que deve durar até o fim do mês.
O desconto de 20% deve se estender aos produtos da Apple, comercializados na Apple Shops, loja oficial da gigante norte-americana instalada dentro da Fnac. A proposta é que no local esteja toda a linha de produtos da Apple, incluindo acessórios. O serviço de assistência técnica aos itens da Apple também deve ser oferecido na própria loja. Segundo o diretor da Fnac Goiânia, dois técnicos certificados pela Apple vão permanecer no local para prestar o suporte aos clientes. “Também teremos o Apple Day, durante o qual vamos tirar dúvidas dos consumidores e falar sobre os lançamentos”, disse.
Estratégia
Na prática, explicou o diretor da Fnac Brasil, Jacques Brault, em entrevista nesta terça-feira (13/3) ao Jornal AR durante a abertura da loja para a imprensa, a escolha de Goiânia faz parte de um dos eixos da estratégia da rede no Brasil: “conquistar o mercado” onde a Fnac, que desembarcou no Brasil há 13 anos, ainda não estava presente. Da lista de dez cidades selecionadas pela empresa que ainda não têm Fnac, a Capital foi a primeira a receber o novo conceito da loja.
Jacques Brault explica que, em contexto de crise na Europa, é natural que o Brasil seja considerado prioridade para a rede. “Cerca de 94% do nosso faturamento está concentrado na Europa. Só o Brasil está crescendo nesse ritmo e o fortalecimento da marca no país pode ser a primeira etapa para o desenvolvimento da Fnac na América Latina”, destacou. Nos próximos três meses, a expectativa é que mais uma loja seja aberta no país, mas o nome da cidade ainda não pôde ser divulgado. Contando com o espaço em Goiânia, a Fnac tem 159 lojas no mundo.
Além da abertura de lojas em cidades que ainda não tinham presença da marca, a rede também deve intensificar a presença em São Paulo, que já tem três lojas e no Rio de Janeiro, onde há uma loja. “Nos próximos três anos devemos abrir de três a cinco lojas em São Paulo e até três no Rio”, afirma o diretor da Fnac Brasil. Por fim, a empresa deve também inaugurar espaços em cidades que já têm uma Fnac, como Curitiba e Porto Alegre. Com a estratégia, nos próximos cinco anos a empresa espera abrir de 15 a 20 lojas no país.