Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Obra no Setor Sul

CAU/GO oficializa denúncia sobre corte de árvores em terreno na Avenida 136

Ofício foi enviado ao Ministério Público | 24.02.23 - 19:28 CAU/GO oficializa denúncia sobre corte de árvores em terreno na Avenida 136 (Foto: Reprodução/Instagram/@TenagliaGabriel)

A Redação

Goiânia -
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) oficializou uma denúncia ao Ministério Público de Goiás sobre o corte de árvores em terreno na Avenida 136 com as ruas 132 e 148, na divisa dos setores Sul e Marista. Segundo a denúncia 86 árvores, de 15 espécies diferentes, foram derrubadas nos últimos dias no local. 
 
O terreno, de aproximadamente 5 mil metros quadrados, pertencia à União e foi leiloado pelo governo federal no ano passado. A Prefeitura de Goiânia concedeu ao comprador, em 2022, informação de uso do solo permitindo executar uma obra, o que, conforme a denúncia, viola a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/1998). Segundo a lei, por se tratar de região de nascentes, o terreno está em Área de Preservação Permanente (APP).
 
Em vigor desde setembro do ano passado, o Plano Diretor não considera o local como APP, e sim como Área de Ocupação Sustentável (AOS), onde podem ser edificadas construções de até 12 metros de altura.
 
Segundo o CAU/GO, com a autorização emitida pela Prefeitura, os já tradicionais problemas de drenagem em Goiânia tendem a se agravar ainda mais. De acordo com o Conselho, o aumento da área impermeabilizada na região das nascentes do córrego dos Buritis é crescente. "Nos últimos 20 anos, o encontro das ruas 87 e 132, no setor Sul, se tornou um ponto de represamento severo de águas pluviais nos meses de chuva, colocando em risco quem transita pelo local".
 
"No decorrer da história de Goiânia, a contínua ocupação em áreas muito próximas ao córrego e sua completa canalização também resultaram na desconfiguração dos pontos de afloramento das nascentes.  A impermeabilização, somada à drenagem de lençol freático executada nas edificações vizinhas à nascente, pode comprometer a integridade e o abastecimento do próprio córrego dos Buritis, podendo levar ao seu desaparecimento", diz a denúncia.

Por meio de nota, a construtora responsável pela área informou que, segundo a Agência Municipal de Meio Ambiente, AMMA, a área não é considerada como local da nascente do Córrego dos Buritis. "Sim, existe uma nascente, mas esta está a uma distância de mais de 300 metros da área em questão, portanto, fica fora do local adquirido pelo grupo empreendedor”, comunicou a construtora. 

Leia também: 
MP pede informações à AMMA sobre retirada de árvores em área na Avenida 136
Construtora afirma que obras não afetam nascentes em área na Avenida 136
Aprosul começa luta em defesa da área das nascentes do córrego dos Buritis
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351