Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

#EntrevistasAR - Eleições 2014

Vanderlan Cardoso: "Nosso diferencial é que trabalhamos com planejamento"

Candidato participa da série #EntrevistasAR | 17.09.14 - 19:16 Vanderlan Cardoso: "Nosso diferencial é que trabalhamos com planejamento" (Foto: Lorena Lara / A Redação)
Carolina Pessoni
 
Goiânia - Encerrando a rodada de entrevistas com os candidatos ao governo de Goiás, o A Redação recebeu, nesta quarta-feira (17/9) o candidato da coligação Participação Popular, Vanderlan Cardoso (PSB).
 
Vanderlan falou sobre seu plano de metas para áreas como saúde, educação e segurança e destacou que um planejamento para o Estado. "Nosso diferencial é trabalhar com planejamento, por isso nosso plano é de metas, não de governo, e metas tem que ser perseguidas."
 
Leia mais:
Iris Rezende (PMDB) cancela participação em rodada de entrevistas do AR
Tayrone (PT): "Nem penso na hipótese de Gomide não estar no segundo turno
Antônio Gomide cancela participação em rodada de entrevistas do A Redação
Alexandre Magalhães: "Quero fazer uma gestão empresarial e pouco política"
Professor Weslei: "Sou o único candidato que representa mudança para Goiás"
Marta Jane (PCB): "Temos um projeto socialista e queremos implementá-lo"
Marconi: "Nosso Estado é referência e queremos continuar nosso trabalho"
 
Confira os principais pontos abordados pelo candidato:
 
Campanha
“Ninguém tem voto garantido, é preciso muito trabalho. O eleitor está mais cauteloso, mais antenado. Essa eleição é um pouco diferente da anterior. Fizemos uma pré-campanha, um plano de metas em cima do diagnóstico do Estado. Está tudo dentro do esperado, dentro do cronograma. Em nossas pesquisas estamos tecnicamente empatados com o segundo colocado e queremos chegar em primeiro no dia das eleições.”
 
Oposição
“A minha candidatura é uma opção a essa polarização em Goiás. Há mais de 30 anos os mesmos grupos governam o Estado. Tem que ter novos projetos, novas ideias e nosso nome foi colocado para acabar com essa polarização. União de oposição somente para tomar o poder por nunca ter conseguido ser eleito ou há um projeto? Isso não faz sentido. Nós vemos até agora troca de acusações, quem quebrou mais o Estado, quem afundou a Celg. Nós somos a opção a tudo isso.”
 
Educação
“O recurso para manutenção das escolas será passado para a própria escola. Para que não haja o desvio, serão criados os conselhos, que terão a função de fiscalizar, que definir as prioridades. Os recursos vão ser passados para a escola diretamente para haver maior rapidez e agilidade na aplicação. Hoje o dinheiro é repassado aos gestores, mas não há essa fiscalização que propomos.”
 
Marina Silva em Goiânia
“Marina chega às 19h30 amanhã (18/9) e vai direto para a Faculdade Alfredo Nasser, onde vai ser o evento. Por volta de 20h deve iniciar solenidade. Para nós é um motivo de satisfação tê-la aqui, porque ela é muito querida no nosso Estado. Tudo que vem agregar é positivo, tanto pra mim quanto pra ela. O que é positivo vai agregar, não vai atrapalhar.”
 
Compromissos de Eduardo Campos
“Desde quando assumiu a candidatura à presidência, Marina assumiu o compromisso de honrar todas as ideias de Eduardo. E isso não só no agronegócio, mas em todas as áreas.”
 
Estratégia
“Nossa campanha foi muito  bem planejada, essas caminhadas e "curriatas" que estamos fazendo pelos municípios tem dado certo e vamos continuar até o dia que a lei permitir. A estratégia dos programas eleitorais vai continuar a mesma, agora estamos apresentando propostas. Já que temos pouco tempo, vamos aproveitá-lo bem.”
 
Segurança pública
“Primeiro precisamos fazer um diagnóstico da segurança pública em Goiás. Está nessa situação atual devido à falta de investimento, gestão e planejamento dos governos. A proposta do governo atual era acabar com a violência, o que só vem piorando. Falta investimento do serviço de inteligência das polícias, a Rotam foi desmoralizada quando houve aquelas acusações e até hoje não se provou  nada, Polícia Militar e Polícia Civil estão desmotivadas por falta de ferramentas, a tecnologia de informação não está sendo utilizada pelo governo do Estado, as polícias não se comunicam. Não está havendo por parte do governo um pulso firme, ações concretas com aqueles que cometem delitos. Estamos propondo a criação da Divisão de Inteligência com 150 homens, que vão munir as polícias de informações. Além disso, vamos levar para todas as viaturas policiais toda a informação disponível. A viatura informatizada dá retorno quatro vezes maior do que uma normal.”
 
“Vamos trazer esses 2500 homens que estão em desvio de função para trabalhar na polícia. Vamos propor a Força Estadual de Segurança, composta pelos batalhões especiais como Graer e Rotam, para atuar nas áreas de conflito, não só em Goiânia e região metropolitana. Paralelo a isso, dependendo dos índices alcançados, vamos fazer os concursos públicos de acordo com a necessidade de policiais, não mega concursos. O Simve nós podemos aproveitar na parte administrativa, ocupando o lugar de quem está em desvio de função, além de oferecer capacitação para poderem atuar nas ruas armados, preparados e com salários dignos. Os policiais têm que ir pra rua motivados, não ficar como está acontecendo.”
 
Diferencial
“Eu não sou melhor que ninguém, mas procuro fazer tudo com planejamento. Quando fui prefeito de Senador Canedo, eu projetei a cidade para 20 anos à frente. Hoje município hoje está dentro do nosso planejamento, tudo está acontecendo como planejado. Nosso diferencial é trabalhar com planejamento, por isso nosso plano é de metas, não de governo, e metas têm que ser perseguidas. Nas nossas empresas estamos fazendo planejamento pra 2018 e 2020. Da mesma forma nós planejamos o Estado de Goiás a questão da segurança, educação, saúde, geração de emprego e renda, desenvolvimento das nossas regiões por igual. O nordeste goiano e o Entorno de Brasília estão abandonados. Esse povo tem que ter orgulho de dizer que mora em Goiás, que tem qualidade de vida. Talvez nosso diferencial seja esse, fazer as coisas planejadas, não trabalhar na política com raiva, nessas discussões de quem destruiu, quem foi mais prejudicial ao Estado. É só isso que estamos vendo nos debates. Pode ser que nossas prioridades sejam diferentes.”
 
Hugo 2
“Eu não sou contra o hospital, como alguns dizem. O Hugo 2, como outros hospitais, foi prometido desde 1998. Eu sou contra o festival de aditivos que estão sendo feitos em Goiás. O Hugo 2 começou com orçamento de R$ 73 milhões, mas logo  foi feito um aditivo elevando para mais de R$ 150 milhões. Até agora o hospital é só um esqueleto, a previsão é que vai abrir só depois das eleições. No nosso governo vai haver transparência nas obras e os hospitais regionais que não estiverem prontos, como o de Santo Antônio do Descoberto e Uruaçu, vamos terminar as obras e botá-los para funcionar. A população não pode ser penalizada mais.”
 
 
Perguntas dos leitores
 
Gilberto de Oliveira - Serranópolis: O candidato figura sempre entre terceiro e quarto nas pesquisas de intenção de foto. Num possível segundo turno entre Iris e Marconi, os dois melhores colocados nas pesquisas, o senhor apoiaria alguma dessas candidaturas?
“Essas pesquisas que têm sido divulgadas não condizem com a realidade. Em 2010 o instituto de pesquisa que me deu mais votos me deu 8% e eu tive o dobro disso. Não trabalhamos com a hipótese de não estar no segundo turno e só nessa etapa discutiremos os apoios que vamos receber.”
 
Valter Alessandro - Goiânia: Uma de suas propostas é a utilização de leitos da rede privada de saúde de forma gratuita pelos cidadãos. Como o estado poderia arcar com essas despesas?
“Esse é um dos itens que estamos apresentando, que é o banco de leitos. È uma experiência que tivemos em Senador Canedo que deu bons resultados. No nosso estado há um déficit de leitos normais e de UTIs. Alguns hospitais estão fechando as portas por falta de parcerias. De onde virão os recursos: contrapartida do governo federal a partir dos SUS e o investimento de 12% da receita líquida do governo do Estado, que é obrigatória. A partir daí vamos ter recursos para as parcerias com hospitais, laboratórios, cirurgias. Na região metropolitana de Brasília, propomos comprar em Brasília na rede particular e assim fazer com os hospitais de outras regiões. Onde houver hospital municipal, não vamos oferecer só ambulância, vamos oferecer equipamentos para manter o cidadão lá.”
 
Michael Freitas - Aparecida de Goiânia: Qual a opinião do candidato sobre a redução da maioridade penal?
“Muitos políticos estão defendendo a redução da maioridade penal para 16 anos. Acho que só essa ação não vai resolver o problema. Temos que investir em várias frentes, como oferecer escola em tempo integral e qualificação profissional, principalmente ao jovem. Não adianta simplesmente diminuir a faixa para 16 anos, porque os bandidos vão atrás de quem tem 15 e 14 anos. Isso é apenas discurso de políticos que estão se aproveitando da opinião pública para ganhar votos.”
 
Crizoélio Santos - Goiânia: Como o senhor vai resolver o problema do transporte coletivo em Goiânia? O senhor irá implantar o BRT? Quando vamos poder deixar nossos carros em casa e usar o transporte coletivo?
“Qualquer governante que falar que vai resolver o problema sem parceria com os municípios está mentindo. Precisa fazer uma parceria efetiva, senão não vai ser resolvido. Eu sou favorável a soluções simples. Só o que gastou nesses projetos sobre o BRT e metrô de superfície daria para ter estendido o Eixo Anhanguera para Senador Canedo, Trindade, Goianira e Aparecida de Goiânia. Quando houver essa parceria efetiva, com o apoio do governo federal, aí sim vamos conseguir levar o BRT pra frente com ações efetivas, não só discursos. Estamos cansados de ver falarem sobre BRT e metrô de superfície em horário eleitoral. Vamos voltar à nossa realidade. Acredito que com um bom planejamento é possível estender o Eixo pra Trindade, Goianira e Senador Canedo em um prazo em torno de um ano a um ano e meio. Essa é nossa proposta, estaria sendo irresponsável se falasse que resolveria em poucos meses.”
 
Considerações finais
“Primeiramente, quero agradecer a oportunidade que o jornal A Redação nos concedeu. Esse espaço é muito importante. Nosso plano de metas foi elaborado há cerca de 18 meses em cima da situação do Estado, do diagnóstico, ouvindo a população. Nós estamos preparados para governar Goiás e fazer um governo voltado para o povo, não para panelinhas, mas para a população. Para que isso aconteça eu peço a oportunidade de governar o Estado, peço o voto do leitor e de sua família. E que Deus abençoe a todos.”
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351