Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Rua do Lazer: eterno ponto de encontro da juventude goianiense

Conheça um pouco da história da via | 14.05.21 - 14:53
Rua do Lazer: eterno ponto de encontro da juventude goianiense Foto: Letícia CoqueiroCarolina Pessoni

Goiânia
Um pedacinho exclusivo para pedestres entre a Rua 3 e a Avenida Anhanguera, no Centro de Goiânia. Essa é Rua do Lazer, compreendida em um trecho da Rua 8, onde o trânsito de veículos não é permitido e a atenção é voltada para as pessoas, que podem circular com segurança entre os bancos e luminárias no estilo retrô.  
 
Poucos sabem, mas a Rua do Lazer já foi uma via de tráfego convencional. Em 1977 foi fechada para o trânsito de veículos e deu lugar a um espaço charmoso, com ares franceses, e que já contava com comércios populares e eventos políticos e culturais. No local está localizado o Goiânia Palace Hotel, uma das principais referências em art déco da cidade.
 
 

(Foto: Divulgação)
 
Nos anos 1980, o local foi um dos mais movimentados da capital, considerado ponto de encontro dos jovens da época, como relembra o urbanista Luís Fernando Cruvinel. "Era um lugar de encontro de pessoas. Tinha lanchonete, discoteca e o famoso Cinema Casablanca. Os jovens se encontravam ali, principalmente na sessão de cinema de domingo, às 14h30."
 
Para o urbanista, a Rua do Lazer é um "exemplo extraordinário", pois é um tipo de projeto que beneficia as pessoas em detrimento dos veículos. "'Pedestreliza' a cidade com segurança. Poderia ser criada uma rede de ruas para dar essa vida ao Centro, que mudou muito ao longo dos anos", destaca.
 
Ainda em 1985, a Rua do Lazer foi reformada e ganhou nova roupagem. Em 2013, ficou entre as 10 finalistas na escolha da mais bela rua de Goiânia.

Mais tarde, já em 2019, a Prefeitura de Goiânia realizou uma grande obra de revitalização do local. O trabalho foi concluído em outubro daquele ano. O evento de inauguração foi realizado na abertura oficial da semana em comemoração ao aniversário de 86 anos da capital. A Rua do Lazer passou a contar com novos equipamentos, mobiliário urbano e espaços destinados para apresentações culturais e prática de esportes nos becos vizinhos.
 
De acordo com o então prefeito da capital, Iris Rezende, a Nova Rua do Lazer, como o espaço passou a ser chamado, faz parte de um projeto da gestão municipal de resgate do patrimônio histórico e cultural da capital. "Essa revitalização, sem dúvidas, dá vida ao centro de Goiânia", disse o prefeito na ocasião.
 
 

(Foto: Letícia Coqueiro)
 
A via passou por um processo de reforma geral, que contemplou a instalação de novo sistema de drenagem e calçamento seguindo as regras de acessibilidade, paisagismo e quiosques. Os dois becos que compõem o espaço também foram revitalizados.
 
Além do investimento em infraestrutura, a Rua do Lazer foi primeiro espaço público de Goiânia que recebeu o novo sistema de monitoramento por câmeras. Foram instaladas quatro câmeras de monitoramento com sensores que coletam também informações como qualidade do ar e temperatura.
 
Saudosismo
O advogado Mihran Merzian tem comércio na Rua do Lazer há 40 anos. Ele conta que chegou a ver o local quando ainda era uma via de tráfego comum, com trânsito de veículos. "Vivemos a época áurea da Rua 8, com fluxo de carros, lindas lojas, comércio ativo e gente bonita", lembra. 
 
Para ele, a Rua do Lazer influenciou na evolução da moda e do comércio de Goiânia. "Aqui tínhamos todos segmentos de comércio, como canetas, roupas, cosméticos, perfumes, sapatos, serviços e cinema. Com o tempo, os empresários foram para os shoppings e bairros para difundir as marcas."
 
Mihran destaca que, apesar das mudanças ao longo do tempo, a via mantém o glamour. "Ter um comércio aqui é um sonho que virou realidade. Vivi muitas coisas boas na Rua do Lazer", conclui. 



A coluna Joias do Centro tem o apoio da Sim Engenharia
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 14.05.2021 15:20 Sílvio José

    Sobre a Rua do Lazer (rua 8), bem lá atrás, no início da década de 1970, foi palco de encontros de importantes artistas. Um ponto interessante foi o Lanche Americano, onde a turma se reunia.

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351