Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Palácio da Indústria é referência e história no Centro de Goiânia

Prédio foi construído em 1958 | 13.08.21 - 14:02
Palácio da Indústria é referência e história no Centro de Goiânia (Foto: Alex Malheiros)
Carolina Pessoni
 
Goiânia - Um dos prédios mais famosos do Centro de Goiânia está localizado no cruzamento das avenidas Anhanguera e Tocantins: o Palácio da Indústria. Construído em 1958, o edifício de cinco andares pertence ao Sistema Indústria em Goiás e atualmente sedia o Sesi Goiânia.
 
O prédio foi construído em um terreno doado pelo Estado para a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) para ali ser edificado o local considerado a segunda e mais longeva sede do sistema. Originalmente, o objetivo era que o prédio atendesse as indústrias e o chamado Sistema S funcionava todo neste local, até que as unidades cresceram e passaram a ter as suas próprias sedes.
 
O Palácio da Indústria foi palco de eventos econômicos, sociais e políticos de grande importância até o início dos anos 2000, quando, em seu lugar, entrou em cena a Casa da Indústria, no Setor Vila Nova, concentrando as administrações integradas das instituições que formam, hoje, o Sistema Indústria em Goiás.
 
Também chamado de Edifício José Aquino Porto, o prédio recebeu essa denominação em homenagem ao pioneiro da industrialização goiana. José Aquino Porto foi presidente da Fieg entre 1980 e 2010.
 
Inicialmente o edifício possuía quatro pavimentos, além do térreo. Uma grande reforma, realizada em 1979, conduzida pela arquiteta Mariza Roriz, fez a recomposição do projeto original e acrescentou o quinto pavimento, onde foi construído o auditório Gilson Alves de Sousa. Atualmente, o local sedia o Sesi Goiânia, com atendimento odontológico e outros em saúde e segurança do trabalho, além da central de reservas para o Sesi Aruanã, complexo turístico às margens do Rio Araguaia.
 
O arquiteto do Sistema Fieg, Ciro Lisita, conta que todo o prédio é tombado como patrimônio por ter sido edificado antes de 1960. "Por isso, mantemos todos os elementos e traços originais do prédio, principalmente da fachada, com seus elementos art déco. Um dos nossos destaques é a escada interna, com suas grades em elementos geométricos."


Escadas internas do Palácio da Indústria (Foto: Aproveite a Cidade)
 
Ciro destaca que o Palácio da Indústria é um prédio histórico, do início de Goiânia. "Se a gente considera que a cidade é de 1933, ela tinha pouco mais de 20 anos quando o edifício foi inaugurado. Ele foi projetado seguindo a arquitetura da época, que tinha grande influência do art déco", explica.
 
Entre 2018 e 2019 o prédio passou por uma ampla reforma para resgatar e reforçar elementos característicos do estilo arquitetônico art déco, marca histórica das construções do Centro de Goiânia. O projeto previa, ainda, a completa ‘limpeza’ da fachada do prédio, o que contempla a chamada Lei Cara Limpa, iniciativa da Prefeitura da capital.
 
O arquiteto ressalta ainda que o edifício tem sido uma fonte de estudos para estudantes de arquitetura e engenharia de Goiânia. "Frequentemente recebemos alunos para conhecer o prédio e o projeto, até porque há uma tendência de restauração, que é manter a fachada original e fazer as alterações necessárias na parte interna, como executamos aqui."




A coluna Joias do Centro tem o apoio da Sim Engenharia
*Visite os decorados do Katedral Sky Rooftop na Rua 20, quadra 44, lote 10-12-14, Setor Central

 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351