Carolina Pessoni
Goiânia – Que o Centro de Goiânia é uma região com pontos tradicionais de gastronomia, já é de conhecimento geral, mas um desses locais tem um espaço especial no coração dos goianienses: a Pastelaria do Meu. Localizada no Mercado da 74, foi fundada por Geraldo de Lemes em 1963 e é considerada a mais antiga da capital. Atualmente, o local é comandado pelo filho de Geraldo, Daniel, que deixou sua formação em publicidade de lado para se dedicar ao negócio da família.
“A Pastelaria começou as atividades em 1963, no registro da Sedetec é a primeira pastelaria de Goiânia”, conta Daniel, orgulhoso. Já o nome, veio pela forma como seu Geraldo chamava os clientes. “Apesar dele ser da cidade de Orizona, no interior de Goiás, sempre chamava os clientes de ‘meu’. Aí o nome pegou e ficou.”
Daniel deixou seu trabalho como publicitário para se deidicar à Pastelaria do Meu, fundada por seu pai, Geraldo Lemes (Foto: Letícia Coqueiro)
Daniel é o atual proprietário. Muitas personalidades, incluindo políticos e músicos, já passaram pela pastelaria. "Tenho 42 anos e já vi muitas decisões políticas serem tomadas nessas mesas. Conheci muita gente importante que passava por aqui para comer, além do pastel, o nosso biscoito frito e tomar um cafezinho."
O biscoito frito é tão famoso que antes da pandemia a média de venda era de 500 unidades por dia, junto com o café. "Hoje em dia caiu bastante, mas estamos nessa retomada, tentando de novo. Outra grande crise que eu vi aqui foi do Césio-137, que nos abalou bastante. Porém, baixamos as portas somente nesse período da pandemia. São quase 60 anos abertos direto, exceto aos domingos", conta o empresário.
Cardápio
As opções de pastéis vão desde os sabores triviais, como carne, queijo, presunto com queijo, frango, até os mais exóticos. O pastel árabe, por exemplo, leva em seu recheio carne, cebola, limão e hortelã, e ficou entre os 10 melhores do país em um concurso do programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga na Rede Globo.
As opções diferenciadas são de dar água na boca. "Temos também um pastel genuinamente goiano, com frango, pequi e guariroba; o Mineiro, que leva jiló e três queijos - cream cheese, muçarela e queijo fresco, além de raspas de limão; temos o Italiano também, com esses mesmos três queijos e raspas de limão."
Outros dois sabores muito procurados pelos clientes são Lampião e Maria Bonita. O pastel Lampião tem em seu recheio carne de sol, banana da terra e cream cheese. Já o Maria Bonita leva carne de sol, banana da terra, queijo fresco e mel. É pra comer rezando.
(Foto: Letícia Coqueiro)
Daniel conta que a inspiração vem das muitas viagens que faz pelo mundo, buscando conhecer novas culturas e a gastronomia de cada lugar. "Todo país que eu vou, procuro trazer um pastel com mistura de sabores diferente. Por isso que estou sempre criando esses pastéis”, diz.
Ele conta ainda que a pastelaria tem uma cartela de clientes fiéis, atendendo, inclusive, grandes bares de Goiânia. “Fornecemos massas, pasteizinhos... Está vendendo bem. Bares tradicionais trabalham com a massa e os produtos da Pastelaria do Meu.”
Tradição em família
Nas décadas de 1980 e 1990, seu Geraldo mantinha a pastelaria aberta o dia todo. Funcionava como uma lanchonete, bar, restaurante, pastelaria... Tudo ao mesmo tempo. "A gente tinha fama de vender arroz com linguiça, galinhada e umas farofas muito gostosas. O pessoal ficava aqui bebendo cerveja e comendo farofa de sarapatel, de jiló, entre outras", lembra Daniel
Em 2006 Daniel tomou frente e assumiu a gestão da pastelaria. Com a participação na Casa Cor, realizada no Mercado da 74, recebeu o convite para montar a pastelaria no evento, então foi preciso usar seus conhecimentos de formação em publicidade e marketing e criar uma logomarca.
"Criei a logomarca e definimos nosso posicionamento no mercado, como uma empresa tradicional de Goiânia. Fui desenvolvendo meu trabalho de comunicação aqui dentro e deu certo. Já trabalhei na Acieg, em agência de comunicação, mas em 2006 vim pra cá fazer esse trabalho", conta.
A partir de então, Daniel passou a criar pasteis novos e pensar ainda mais na experiência do cliente do comércio, que é considerado também a primeira pastelaria gourmet de Goiânia. "Meu pai já tinha aplicado essa ideia do cliente escolher o recheio e montar o pastel na hora. Então, eu passei a desenvolver sabores diferentes."
Daniel é quem cuida diariamente da Pastelaria do Meu (Foto: Letícia Coqueiro)
Para o empresário, não só a qualidade do produto e o bom atendimento devem ser oferecidos ao cliente, mas também novas experiências. Em suas viagens, sempre vai aos mercados e observa o que tem de bom e diferente pra adaptar para sua pastelaria. "Como empresário não viso só o lucro, o lado financeiro. A coisa que eu acho mais satisfatória é ver o cliente chegar e elogiar, falar 'seu produto é maravilhoso', 'eu vinha aqui quando era pequeno e ainda está a mesma coisa'. Pra mim, o reconhecimento do meu público é a melhor recompensa!"
O empresário diz que busca trazer novas experiências para os clientes e que essa é uma das formas de se sobressair em um mercado tão disputado na cidade. "Pastel todo mundo vende, mas eu quero trocar o dinheiro do meu cliente por novas experiências. Não quero que ele saia daqui satisfeito, mas sim encantado. Qualidade é nossa obrigação, já a experiência é o que faz ser diferente."
Entre as ideias de Daniel, houve, em 2019, o projeto de expansão da pastelaria para um food truck nos Estados Unidos. A intenção era atender o público brasileiro da cidade de São Francisco, na Califórnia. "Já estávamos olhando tudo, mas veio a pandemia e esfriou essa ideia."
Além disso, o empresário pensa na evolução interna da empresa para a abertura de franquias. "Muitas pessoas questionam como depois de tantos anos ainda temos somente essa loja. Eu gosto de comparar com o bambu chinês, que somente depois de muitos anos de plantado vira uma coisa que ninguém derruba. Eu imagino minha empresa assim. Estamos nas nossas raízes, com elas bem firmes, para que quando dermos um salto, nada derrube a gente, tanto que nunca derrubou."
Aos 86 anos, seu Geraldo já não acompanha diariamente o trabalho na pastelaria, principalmente por conta da pandemia e de seus problemas de saúde. Entretanto, aos domingos, quando o local está fechado ao público, ele ainda vai com o filho para acompanhar o preparo da massa e de algumas receitas. "A vida dele, a paixão dele é essa pastelaria. É a história de vida dele."
Dos três irmãos, Daniel foi o único que se interessou pelo negócio do pai. "Eu me interessei primeiramente por trazer uma identidade visual pra cá, fui me encantando e acabei ficando. Eu gosto demais de gastronomia, fui criado nos pés da minha mãe na frente do fogão, vendo meu pai atendendo esse tanto de gente aqui. Faço isso aqui por amor mesmo, as maiores paixões da minha vida são cozinhar e viajar. Aqui eu faço com paixão mesmo, com carinho, acho que é o tempero especial de todo esse sucesso."
Serviço:
Pastelaria do Meu
Endereço: Mercado Popular Rua 74 - Rua 6, 329, St. Central, Goiânia
Funcionamento: Segunda a sábado, das 8 às 19 horas
Telefone: (62) 98194-8961
A coluna Joias do Centro tem o apoio da Sim Engenharia
*Visite os decorados do Katedral Sky Rooftop na Rua 20, quadra 44, lote 10-12-14, Setor Central