Carolina Pessoni
Goiânia - De um nome despretensioso para ser lembrado facilmente surgiu a Pastelaria Formosa, fundada em 1º de outubro de 1990 na Rua 6, no Centro. Desde a inauguração, o negócio nunca mudou de endereço e, com sabor e tradição, se tornou uma das mais famosas de Goiânia.
Proprietário da lanchonete, Sandro Aparecido da Silva conta que sempre trabalhou com pastéis e que o negócio começou com a participação da família. "Quando abrimos a loja, era eu e meu tio. Algum tempo depois ele saiu e, comigo há cerca de 15 anos, minha irmã passou a trabalhar. Meu filho também ajuda às vezes", diz.
A opção por instalar o negócio no local foi motivada pelo comércio e movimento intenso da região. "Sempre foi um setor de muita tradição. Na época que abrimos a pastelaria, as pessoas escolhiam o Centro quando saíam para fazer compras", lembra.
O sucesso foi tanto que em 2006, Sandro abriu uma filial dentro de um supermercado, localizado na Avenida Anhanguera, também no Centro de Goiânia. "A gente ainda pretende abrir mais lojas, estamos amadurecendo a ideia", confidencia o empresário.
Sandro Aparecido da Silva inaugurou a Pastelaria Formosa em 1990 (Foto: Letícia Coqueiro)
Sandro explica ainda que a facilidade de memorização foi um dos critérios levados em conta para a escolha do nome da pastelaria. "Não foi uma coisa planejada, só pensamos na época que seria popular e fácil de ser lembrado", brinca. A ideia deu certo e há 31 anos, a Pastelaria Formosa está entre as mais tradicionais da Capital.
Antes do início da pandemia, a média de vendas era de 900 a mil pastéis por dia em cada uma das lojas. Atualmente, são vendidas cerca de 600 unidades diariamente. "Temos vários clientes famosos, como jornalistas, repórteres, apresentadores de TV e políticos", ressalta o empresário.
Os sabores mais pedidos pelos clientes são carne com queijo, frango com catupiry, carne de sol com catupiry e o Goiano, que leva no recheio frango, guariroba, pequi e milho. Outro sucesso é o molho de pimenta, uma especialidade da casa criada por Sandro.
O sucesso da pastelaria é motivo de gratidão. "É muito bom ver que a pastelaria deu certo. Me sinto realizado."A mudança de ramo do negócio está descartada. Vamos seguir no pastel, é o que sabemos fazer", exclama animado o proprietário da Pastelaria Formosa.