Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Estabelecimento foi inaugurado em 1973 | 04.03.22 - 17:53
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia CoqueiroCarolina Pessoni
Goiânia - Há 49 anos, duas portas comerciais abrem de segunda a segunda no número 348 da Rua 7, no Centro de Goiânia. No endereço funciona a Pizzaria e Pastelaria China, inaugurada em 1973 e que mantém clientes fiéis mesmo depois de quase meio século.
O ambiente da lanchonete proporciona uma verdadeira viagem no tempo e há quem diga que no local é encontrada a "melhor pizza da cidade". O local mantém na decoração o estilo da época em que a pizzaria foi aberta, com azulejos na parede e banquinhos fixos para o cliente se deliciar no balcão. Além disso, uma curiosidade: ao contrário do que diz o nome do estabelecimento e seu letreiro, pastéis não fazem parte do cardápio há mais de 40 anos.
As pizzas têm apenas três sabores: muçarela, calabresa e presunto, servidas nos tamanhos brotinho, média e grande. A receita foi criada pelo fundador - um legítimo chinês - e é mantida pelo atual proprietário, que era funcionário da casa e toca o negócio há cerca de dois anos. Além das pizzas, o cliente pode se deliciar com salgados, como esfiha de carne, coxinhas, quibes ou misto quente.
João de Carvalho tem 62 anos e é o colaborador mais antigo da casa. Atualmente exerce a função de gerente do negócio, mas já passou por diversos cargos desde que iniciou os trabalhos no local, em 1977. "Estou aqui desde o começo e passei por todas as funções e fases, desde as melhores até as mais difíceis", lembra João.
João de Carvalho trabalha no local desde 1977 e é o funcionário mais antigo da casa (Foto: Letícia Coqueiro)
Ele afirma que a escolha dos sabores das pizzas foi feita pelo fundador e que teve grande adesão dos clientes. "Desde o início foram esses sabores. O pessoal gosta. Um dos fatores para o sucesso é que quando iniciamos as atividades só tinha a gente e mais mais duas pizzarias na cidade. A coisa boa é que o negócio 'pegou' e estamos aí, firmes até hoje", diz.
João conta ainda que sempre sustentou a família com o trabalho na pizzaria e que se orgulha muito disso. "Casei, criei meus dois filhos com o meu trabalho aqui. Os dois são engenheiros - um de alimentos e outro civil. Sou muito feliz por isso. Pretendo ficar aqui até me aposentar."
Entre os clientes, alguns frequentam a casa há mais de 40 anos. "Tem gente que vem todo dia, já conhece todo mundo, chama a gente pelo nome", diz João. Ainda de acordo com o gerente, para atender o público fiel são feitas, em média, 80 massas de pizza diariamente de todos os tamanhos. "Muçarela é a minha preferida, mas a que sai mais é a de calabresa, a que o pessoal mais gosta", conta.
O atual proprietário, Luzmar Andrade Sobrinho, começou a trabalhar na pizzaria em 1989. Quando o antigo dono resolveu fechar o negócio, ele viu ali uma oportunidade. "Ele já estava cansado, então ofereceu para os funcionários para quem quisesse comprar a pizzaria e assumir a administração. Vi que era uma boa oportunidade e resolvi comprar", lembra.
Luzmar conta ainda que trabalhar na Pizzaria China o sustentou e permitiu formar sua família. "É um lugar muito tradicional e fico feliz por trabalhar aqui. Hoje meus dois filhos, de 23 e 27 anos, trabalham aqui com a gente, é muito bom."
Pizzaria e Pastelaria China
Endereço: R. 7, 348 - Centro
Telefone: (62) 3225-1004
Funcionamento: segunda a domingo, das 7h às 21h30