Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Praça do Avião: de pista de pouso a ponto turístico de Goiânia

Local tem uma réplica fiel do 14 Bis | 02.12.22 - 09:20
Praça do Avião: de pista de pouso a ponto turístico de Goiânia Foto: Letícia Coqueiro/A Redação
Carolina Pessoni
 
Goiânia - O que foi criado para ser um local de serviços, hoje é um dos pontos turísticos de Goiânia. A Praça do Avião, localizada no Setor Aeroporto, região central de Goiânia, é uma das principais praças da cidade e carrega um pouco da história da capital.
 
Seu nome oficial é Praça Santos Dumont, uma homenagem ao pai da aviação brasileira. A placa de inauguração traz a seguinte inscrição: "O goianiense ergue esta praça à figura imortal de Santos Dumont, glória da inteligência e da capacidade inventiva do brasileiro; ao seu ideal de paz e fraternidade, do qual se fez apóstolo; e ao seu engenho extraordinário, o avião, que representou o primeiro passo para a conquista do universo."
 
A escolha do nome e do tema da praça, no entanto, não foi aleatória. No início da construção da nova capital do Estado, foi solicitado ao governador que a cidade possuísse um aeroporto. O local escolhido foi a região onde hoje está localizada a Praça do Avião e inaugurado em 1937.
 

Antigo aeroporto da capital, onde hoje é a Praça do Avião (Foto: Reprodução/Eduardo Bilemijan, Secult)
 
O aeroporto possuía duas pistas de pouso e decolagem em forma de cruz - uma delas é hoje a Avenida República do Líbano - e uma casa de apoio. As pistas eram de chão batido, já que não precisava de uma grande infraestrutura, devido ao pequeno porte das aeronaves. Mesmo assim, multidões se reuniam para ver os aviões chegarem e saírem da pequena capital que estava ainda nascendo.
 
Com o tempo e o desenvolvimento da cidade, a pequena estrutura do aeroporto já não atendia nem comportava mais o tamanho dos aviões. Assim, foi construída uma estrutura maior em um novo endereço: o aeroporto Santa Genoveva, localizado no bairro de mesmo nome, inaugurado em 1955.
 
O local do antigo aeroporto, entretanto, não ficou abandonado. A decisão foi de construir um ponto turístico no local e preservar uma parte importante da história de Goiânia. Foi, então, criada a Praça do Avião, inaugurada em 1969 pelo prefeito Iris Rezende, no 36º aniversário da capital.
 
Quando inaugurada, a praça possuía um avião de verdade em seu centro. A aeronave era um caça F-8 Gloster Meteor, doado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para a cidade. Entretanto, devido a atos de vandalismo, o exemplar foi retirado da praça em uma de suas revitalizações.
 

 Caça F-8 Gloster Meteor, doado pela FAB para compor a Praça do Avião, em Goiânia (Foto: Reprodução/Facebook Goiânia Antiga)
 
O local passou por diversas adaptações e requalificações e, em uma delas, foi incluída uma réplica fiel do 14 Bis, uma obra do artista plástico Fernando Nolêtho. Em 2013 o monumento foi restaurado completamente, sob a supervisão do próprio autor da peça. Entre os reparos, foram feitas a troca de placas de aço e a pintura com tinta anticorrosiva e tinta automotiva para preservação do monumento.
 
Atualmente a praça é um importante ponto de lazer na região. Possui área verde, espaço de recreação com playground infantil, estação de ginástica, pistas esportiva e de skate. Como uma boa praça goianiense, abriga ainda uma feirinha, realizada nas noites de quarta-feira, e os característicos pitdogs.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351