Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Salões de Beleza do Centro de Goiânia combinam tradição e modernidade

1° negócio do segmento se mantém aberto | 31.05.24 - 09:00
Salões de Beleza do Centro de Goiânia combinam tradição e modernidade Foto: Rodrigo Obeid/A Redação
Carolina Pessoni
 
GoiâniaCadeiras confortáveis posicionadas em frente a grandes espelhos, bancadas com pentes, escovas e tesouras, poltronas de espera que convidam a uma pausa relaxante. O cenário descrito poderia ser encontrado em qualquer salão de beleza moderno, mas, neste caso, a história se entrelaça com a modernidade, pois esses estabelecimentos residem em um local emblemático: o Centro de Goiânia.
 
Mesmo com a expansão da cidade e a proliferação de serviços em todos os cantos da capital, o Centro preserva suas raízes e histórias. Os salões de beleza e barbearias, testemunhas do avanço de Goiânia, resistem ao tempo, perpetuando um legado de excelência e cuidado com a beleza na região central. 
 
Esse é o caso do primeiro negócio do segmento aberto em Goiânia, o Salão Lord. Inaugurado em 23 de abril de 1952, o salão nasceu na galeria do hotel que levava o mesmo nome e estava situado na Rua 7.
 
 

Da esquerda para a direita: o fundador do Salão Lord, Antônio Silva, Onário Machado, e os então vereadores Bruno Peixoto e Anselmo Pereira, na entrega do título de Cidadão Goianiense ao pioneiro do segmento na Capital (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Com 72 anos de existência, o salão continua em pleno funcionamento, mas agora na Rua 8, onde já está localizado há mais de três décadas. "Quando o hotel pediu a sala, o salão foi para a Rua 8, depois para a Anhanguera, em frente ao Goiânia Palace Hotel e, em seguida, voltou para a Rua 8, na sala que está há 35 anos, situada no prédio que era ocupado pelo antigo Agrobanco", conta Onário Machado Martins, o barbeiro mais antigo do empreendimento.

Natural de Tupaciguara (Minas Gerais), Onário se mudou para Goiânia aos 16 anos e logo começou a atuar como cabeleireiro e barbeiro no Salão Lord, fundado por Antônio Silva e Avelino Cavarzani, que já faleceram. "Cheguei à cidade em janeiro de 1970 e já fui trabalhar no Lord. Eram dez cadeiras, dez barbeiros e cada um cortava em torno de 20 a 30 cabelos por dia, sem contar as barbas. Era um movimento louco", lembra, saudosista.
 
O local se tornou um dos mais tradicionais de Goiânia, com clientela nobre, formada por grandes nomes da Capital, como enumera o barbeiro. "A gente atendia vários políticos. Pedro Ludovico, Mauro Borges, Iris Rezende, Maguito Vilela, os prefeitos Hélio de Brito e Venerando Borges, Henrique Santillo, Onofre Quinan... todos eles passaram por nossas cadeiras."
 

Salão Lord conserva o visual tradicional de quando foi inaugurado (Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
 
Mesmo com a mudança de endereço, a clientela se manteve fiel, o que conserva a tradição do salão por tantos anos. "Ainda hoje tenho clientes, como grandes empresários que só cortam o cabelo comigo há mais de 50 anos. Vi os pequenos negócios deles prosperarem e se tornarem grandes redes de lojas, e eles continuam vindo aqui", se orgulha Onário.

A história do salão é contada também pelo seu visual, que carrega elementos originais desde sua inauguração. As dez cadeiras são uma edição limitada de uma marca tradicional e que continuam em pleno funcionamento, mesmo após 70 anos de uso.
 
A fidelidade dos clientes também é o ponto forte destacado por Maurício Ribeiro, que atua como cabeleireiro no Centro de Goiânia há 24 anos. Gerente de um salão localizado na Rua 3, ele afirma que os trabalhadoras da região são maioria entre os clientes que atende. 
 
 
"Tem clientes que vêm de outros bairros, mas a maior parte é gente que trabalha nas lojas, nos escritórios aqui da região. E são fiéis. Alguns deles só vêm aqui", destaca o cabeleireiro.
 
A tradição da região é expressa também na decoração do local, que mantém cadeiras dos anos 1940 para o atendimento dos clientes de maneira intencional, como explica o gerente. "São mais resistentes e confortáveis, e ainda mantêm o ar retrô."
 
O salão que administra oferece serviços diversos, como cortes, luzes, progressivas, manicure e pedicure, tintura, tanto para o público feminino quanto para o masculino. Para Maurício, a diversidade e a qualidade do trabalho são pontos fundamentais para fidelizar a clientela.
 

Maurício Ribeiro trabalha em salão de beleza na região central de Goiânia há 24 anos (Foto: Rodrigo Obeid/A Redação)
 
O cabeleireiro afirma que atualmente a região tem muitos salões, o que fez com que o movimento geral diminuísse. Entretanto, não se vê em um salão em outro bairro, a não ser o Centro de Goiânia. "Estou aqui há muitos anos, tenho uma clientela formada. Meu sustento vem todo do Centro, com o público cativo que já formamos, por isso não penso em ir para outro lugar", diz.
 
A mudança dos hábitos da população e a diminuição da circulação de pessoas na região Central, no entanto, preocupam Onário. "Nosso salão não é mais o de outrora. A cidade cresceu, esparramou as pessoas pelos bairros, que hoje oferecem todos os serviços, então as pessoas não precisam mais vir ao Centro para fazer qualquer coisa. Dos dez barbeiros, hoje só tem eu e mais dois, sendo que um deles já está na função há mais de 40 anos."
 
O experiente cabeleireiro, entretanto, mantém o cuidado e a dedicação que proporciona à clientela desde quando começou na profissão, há cerca de 60 anos. "Tenho clientes de muitos anos, servimos com amor e carinho. Se eu pudesse começar tudo de novo, seria barbeiro novamente, com muito prazer."

 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351