"A Barro Pintado é o reflexo do amor e da dedicação, da junção dos conhecimentos e qualidade da relação entre pai e filha": o Sr. José Luiz Lopes Garcia e a graciosa Jade Gramacho.
Foram os acasos da história de minha vida que, curiosamente, se entrecruzaram com a jornada da Barro Pintado, nos meses mais calorosos e iluminados do ano: setembro (início da primavera) e fevereiro (ápice do verão). Ao formatar a "2ª Edição do Barro Contemporâneo", em setembro do ano passado, no Jardim Potrich, me deparei com a dupla de ceramistas, que carregam consigo algo inusitado, exótico e autêntico. Mesmo tento os visualizado numa 'concorrência' equidistante, a Jade me procurou e demonstrou certo interesse em participar da mostra de design, no Jardim. Embora eu ainda estivesse um pouco reticente, sua insistência, carisma e seu sugestivo nome precioso ganhara de cara, meus olhares e ouvidos...
De reticências à exclamações, vivenciamos uma relação de reciprocidade e troca cultural!! Em fevereiro deste ano, a Barro Pintado ministrou uma oficina de cerâmica em comemoração aos dois anos do Jardim. Agora, na "3ª Edição do Barro Contemporâneo", a Barro Pintado realizará mais uma oficina criativa de cerâmica paralelamente à mostra concept de uma coletiva de artistas locais.
Jade Gramacho é arquiteta e seu pai, José Luiz Lopes Garcia tem formação em Arqueologia, cuja experiência no ofício o impulsionou no universo mágico da cerâmica, culminando em sua inserção nas Artes Visuais ao lado de importantes nomes do circuito, como Maria Guilhermina e Luiz Olinto.
O registro fotográfico foi da montagem do acervo pessoal da Barro Pintado para nossa 2ª Edição, em 2024, de cerâmicas moldadas com o relevo da pata do cachorro da família, o "Café", da mãozinha da Jade nos primeiros anos de vida e a mão de sua mãe. Em seguida uma máscara, cuja queima foi feita em fogueira caseira como experiência arqueológica e, ao lado, a prova das cores das argilas utilizadas na produção de suas cerâmicas.
Curadoria Afetiva é aquela que envolve uma história familiar, um conto lúdico de um acontecimento verdadeiro e emotivo. Venha vivenciar esta experiência terapêutica numa bela manhã primaveril do dia 27 de setembro, no Jardim Potrich. Se inscreva para esta inédita oficina de cerâmica e contemple a magia da argila num jardim de maravilhas!

(Foto: divulgação)