Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Eleições 2014

Após renúncia de vice, futuro da chapa do PT ao governo de Goiás é incerto

Advogado explica o que pode acontecer | 30.09.14 - 19:33 Após renúncia de vice, futuro da chapa do PT ao governo de Goiás é incerto (Foto: Leoiran)

Carolina Pessoni
 
Goânia - A renúncia do candidato do PT ao governo de Goiás, Tayrone Di Martino, na tarde desta terça-feira (30/9), deixa incerto o futuro da chapa da legenda nas eleições do próximo domingo (5/10).

O advogado e especialista em Direito Eleitoral Julio Cesar Meirelles explicou ao jornal A Redação que a minirreforma eleitoral determina que a substituição de candidato não pode ser feita a menos de 20 dias da eleição. Entretanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a nova legislação só tem validade total em 2016.
 
De acordo com Julio, a primeira coisa que Tayrone deve fazer é apresentar um pedido formal de renúncia à Justiça Eleitoral. "O pedido deve ser homologado e, só partir disso, a chapa poderá apresentar o pedido de substituição do candidato a vice." Até a publicação desta matéria, o pedido ainda não havia sido homologado. 

Leia mais:
Tayrone Di Martino (PT) renuncia candidatura a vice na chapa de Gomide 
Câmara aprova projeto de lei que altera alíquotas do IPTU e ITU
Tayrone: "Se eu fosse o prefeito, Goiânia não estaria nesta ingerência"
PT suspende vereadores Tayrone e Felizberto por 60 dias

O advogado ressaltou que há possibilidade de que as outras chapas entrem com ação pedindo a impugnação da candidatura do PT alegando que o prazo já está expirado. "Os outros partidos podem requerer a aplicabilidade da minirreforma eleitoral. Isso vai reacender a discussão," afirmou.
 
Caso a minirreforma seja aplicada, os votos à chapa de Gomide são considerados nulos. "Se em última instância o TSE decidir que a substituição do candidato a vice não vale mais, os votos atribuídos à chapa são considerados nulos e não entram para a contagem dos votos válidos. Em tese, isso aumentaria a chance da eleição ser decidida no primeiro turno", explicou o advogado.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351