Aline Mil
Goiânia - No último sábado (12/10), durante
amistoso do Brasil contra a Coreia do Sul em Seul, um grupo de torcedores brasileiros ganhou destaque nas redes sociais por ter levado um cartaz com os dizeres "Força Fran" para a arquibancada do estádio Sang-am.
A turma foi filmada por uma emissora de TV e a reprodução da imagem ganhou a rede, já que remetia ao polêmico caso da
garota goiana de 19 anos que teve vídeos íntimos divulgados por um ex-ficante no WhatsApp.
Ao olhar seu Instagram, na noite de sábado, a jornalista Lilian Cury se deparou com uma publicação da foto no Instagram
@auslanderhaus. A conta é gerenciada pelo diretor criativo da marca de roupas carioca Ausländer, o designer Ricardo Bräutigam.
Consultora de imagem, consumidora de moda e cliente da marca, Lilian Cury avaliou a legenda da publicação como uma atitude desrespeitosa e se pronunciou: "Unfollow. Brincadeira sem graça, inesperada num perfil institucional". Como resposta, ela recebeu um "bye,bye."
Indignada com a falta de tato do designer, a jornalista tentou responder ao comentário mas não conseguiu e percebeu que havia sido bloqueada por Ricardo.
"Não xinguei, coloquei minha opinião de forma educada, porque era cliente e não concordei com a publicação. Agora não compro mais nada da Ausländer", diz ela.
Desapontamento
A jornalista afirma que não esperava que uma grife renomada, que faz roupas femininas e para o público jovem, se juntasse ao coro de brincadeiras irresponsáveis sobre o caso.
Para Lilian, as pessoas não podem "tripudiar em cima da intimidade de uma garota" dessa forma. "Ela é vítima", acrescenta.
A jornalista faz questão de esclarecer que não faz parte de nenhum movimento feminista mas que esse assunto deve ser tratado com seriedade, ainda mais por formadores de opinião e pessoas públicas.
"Esse é só mais um exemplo que escancara nossa sociedade machista. E quem brinca com a situação é condizente com essa violência," completa.
A marca
Criada em 2004, a Ausländer (estrangeiro, em Alemão) ficou conhecida por fazer coleções com olhar europeu e é considerada uma das principais grifes que desfilam na semana de moda do Rio de Janeiro. A marca possui clientela fidelizada na França, na Espanha e no Japão.
A reportagem do jornal A Redação entrou em contato com a assesoria de imprensa da Ausländer no Rio para tentar entrevistar Ricardo Bräutigam, mas o designer não quis se pronunciar sobre o caso.
O perfil @auslanderhaus possui mais de 11 mil seguidores no Instagram e é abastecido com informações de bastidores e de divulgação da marca, além de fotos pessoais de Bräutigam.
Leia mais: