Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Crime

Começa julgamento do caso Polyanna

No total, 22 testemunhas serão ouvidas | 18.04.12 - 09:47 Começa julgamento do caso Polyanna Suspeitos de crime chegaram pela porta dos fundos do Fórum, onde serão ouvidos (Foto: André Saddi)

Catherine Moraes
Atualizado às 11h

“Fui treinada para a guerra desde a morte da minha filha. Não sinto ódio ou sentimento de vingança, minha luta é por amor à Polyanna e vou encarar esses bandidos. Tenho certeza de que foram eles e espero a confissão, quero a pena máxima, por justiça. Sei que vai ser difícil olhar para eles e pensar que estupraram e mataram minha filha, mas o amor me move. Eles não podem conviver com a sociedade.”
 
Tânia Borges, mãe de Polyanna Arruda
 
Começou nesta quarta-feira (18/4) o julgamento dos quatro denunciados pela morte da publicitária Polyanna Arruda, em setembro de 2009. O julgamento acontece na sala de audiências da 8ª Vara Criminal, localizada no Fórum Criminal Fenelon Teodoro Reis, no Jardim Goiás, em Goiânia. No total, 22 testemunhas serão ouvidas entre hoje e quinta-feira (19/4), sendo oito de acusação e 14 de defesa. A primeira testemunha é a mãe de Polyanna, Tânia Borges, que durante pouco mais de dois anos e seis meses fez com que Goiânia conhecesse a história da filha. 
 
O julgamento é restrito e até mesmo os pais da publicitária haviam sido impedidos de entrar na sala de audiências. Na manhã desta quarta-feira (18/4), um oficial de Justiça informou ao casal, Tânia e Sérgio Borges, que ambos poderiam assistir aos depoimentos caso desejassem. Tânia disse que não quer participar, mas Sérgio afirmou que quer ver de perto o julgamento. 
 

Tânia afirma que está pronta para a luta (Foto: André Saddi)
 
Diango Gomes Ferreira, Leandro Garcez Cascalho, Marcelo Barros Carvalho e Assad Haidar de Castro chegaram por volta de 8h40 pela entrada dos fundos do Fórum. Eles serão ouvidos pelo juiz  Wilton Müller Salomão. Também prestarão esclarecimentos um perito criminal e testemunhas. 
 
Os quatro foram denunciados pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), sendo Assad e Marcelo por latrocínio (roubo seguido de morte), ocultação de cadáver, estupro e formação de quadrilha, enquanto Diango e Leandro poderão ser condenados por roubo qualificado e formação de quadrilha.

Família Reunida
A família da publicitária, que está sendo defendida por três advogados, esteve presente em peso no julgamento, por coincidência, no mesmo dia do aniversário de Tânia. Sobre a festa, ela anuncia que virá em seguida, “se Deus quiser”, completa. A irmã caçula de Polyanna, Priscila, também estava presente ao lado do pai e do viúvo de Polyanna, Thiago Leopoldino de Paula e diversos familiares. Juntos, eles pregaram cartazes no Fórum, distribuíram cerca de 12 mil panfletos pela cidade e camisetas aos mais próximos.

Pergunta para sempre sem resposta
Questionada sobre o que perguntaria aos criminosos caso pudesse, Tânia afirma que martelou a pergunta por todo esse tempo na cabeça: Por que fizeram isso com minha filha? “O que minha filha fez para morrer desse jeito? Nada! É difícil encarar essa situação, de bandidos que cheiraram cocaína a noite toda e assassinaram minha filha de forma butal. Não é só a morte, é a forma como aconteceu”, finaliza.

Noite mal dormida
“Fui dormir por volta de 1h30 e acordei às 4 horas. É muito complicado, ansiedade, nervosismo, muito tempo pensando no meu discurso. Quero que meu depoimento seja importante. Também não quis tomar medicamentos porque queria estar  lúcida, muito lúcida quando for o momento certo”, afirmou Tânia.

O pai, Sérgio Borges, mais nervoso que a esposa, afirma que não quer apenas a justiça divina. “Vou manter a calma e enfrentar eles de frente. Não temos dúvida que foram eles, nossa luta vai continuar até o fim. Acredito na justiça divina, mas quero a prisão desses bandidos. Nesse caso, o perdão não existe.”


Viúvo de Polyanna, Thiago Leopoldino clama por Justiça (Foto: André Saddi)

Também indignado, o viúvo, Thiago Leopoldino, pediu Justiça. “Rezo para que eles não consigam nenhuma forma legal de escapar. Viemos até aqui e queremos a pena máxima”, finalizou.

O crime
Em um dia de rotina, Polyanna Arruda Borges saiu de casa às 7h30 para ministrar uma palestra a estudantes na 4ª Semana de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no Jardim Goiás. O grupo, formado por Assad, Marcelo, Lavonierri e Deberson estava em um Gol e avistaram o prisma de Polyanna. Ela foi abordada por Assad que estava em porte de uma arma e anunciou o assalto. A publicitária foi obrigada a entrar na parte traseira do carro

Ela foi levada para para o Residencial Humaitá, às margens do Córrego  Caveirinha, na Região Norte de Goiânia onde foi violentada, agredida e assassinada. Como a vítima teria atingido Lavonierri com uma pancada, fato sustentado pelo MPGO, Assad reagiu, começou a atirar e atingiu Polyanna com oito tiros. Neste instante, os quatro deixaram o local do crime levando os veículos.
 
Em seguida, ligaram para Diango e contaram sobre o assassinato. O receptador teria determinado que o carro fosse abandonado, já que estaria “sujo”. Os integrantes fugiram em um Clio prata. O Prisma foi encontrado na mesma manhã, parcialmente queimado, na Rua Xavante, no Residencial Caraíbas, por policiais militares acionados por moradores da região. Dentro dele estavam a bolsa com todos os documentos e pertences da publicitária e um notebook.
 
Por volta de 18h30 do dia 24 de setembro de 2009, um homem encontrou Polyanna morta e nua, sob um barranco às margens do Córrego Caveirinha. De acordo com a denúncia, para atender a encomenda feita, o grupo roubou um outro prisma preto no mesmo dia, de propriedade da empresa Pirassununga.


Leia mais:
Denunciados por morte de Polyanna serão ouvidos em audiência
Acusado de matar Polyanna conta detalhes do crime
Polícia conclui inquérito do caso Polyanna Arruda
Presos quatro acusados pela morte de Polyanna
Mãe de publicitária entrega 12.500 assinaturas no MP
'Eu acredito na justiça'
Dois anos de impunidade
Suspeito de matar publicitária é solto
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 18.04.2012 11:41 LINDALVA

    justiça para estes monstros que matam uma família inteira quando matam uma filha chega de tanta crueldade .

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351