Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Polêmica

Paulo Garcia justifica alterações no Plano Diretor de Goiânia

Prefeitura encaminhou nota à imprensa | 01.05.13 - 15:16 Paulo Garcia justifica alterações no Plano Diretor de Goiânia (Foto: divulgação/Prefeitura de Goiânia)
Adriana Marinelli

Goiânia -
"As adequações não comprometem as diretrizes estabelecidas pelo Plano Diretor de 2007." Foi o que disse o prefeito Paulo Garcia em nota da Prefeitura de Goiânia encaminhada à imprensa no início da tarde desta quarta-feira (1º/5).

No texto, o prefeito justifica as alterações no Plano Diretor da capital e afirma que "as adequações refletem o que já acontece em todo o mundo, onde se pensa em alternativas para o desenvolvimento urbano sustentável."
 
O prefeito sancionou na íntegra, na última segunda-feira (29/4), o projeto de lei aprovado na Câmara Municipal que altera o plano, mesmo diante protestos e até campanha nas redes sociais. Dentre outras coisas, o texto apresenta alterações no sistema viário da cidade, além de mudanças relativas à ocupação de grandes áreas.

Região Norte

A grande polêmica está relacionada à empresa Hypermarcas, que seria a principal beneficiada com a nova lei, já está construindo uma obra na região norte, um berço de mananciais, conforme ressaltou o vereador Djalma Araújo (PT), no Twitter, na última semana. 
 
Segundo Paulo Garcia, as adequações são de caráter pontual, sendo mantidos a estrutura e o aspecto jurídico e técnico original, abrangendo apenas alterações específicas no que tange ao sistema viário, ocupação de grandes áreas, drenagem urbana, áreas de restrição à ocupação e áreas de interesse econômico e de influência da prefeitura.
 
Mudanças
“A construção de prédios ao longo de corredores, onde já há toda infraestrutura e onde o morador pode consumir, trabalhar, ir ao médico perto de casa, é muito mais sustentável do que construir conjuntos habitacionais em locais distantes que, além de exigir grandes investimentos, obriga as pessoas a se deslocarem com frequência”, argumenta. 
 
Ainda justificando a aprovação das mudanças, Paulo afirma que "fez-se necessária, por meio da Administração Municipal, a avaliação e promoção das correções necessárias nos dispositivos técnicos que regem o ordenamento do município."
   
A administração municipal esclarece também que qualquer empreendimento a ser construído com base nas mudanças do Plano Diretor deverá, antes, apresentar estudos de impacto ambiental, de vizinhança e de trânsito.
 
Leia mais:
Prefeito sanciona projeto de lei que atualiza Plano Diretor de Goiânia
Goiânia está no caminho errado
Sob protestos, revisão do Plano Diretor de Goiânia é aprovada pela Câmara
OAB-GO realiza debate sobre o Plano Diretor de Goiânia
Djalma Araújo quer plebiscito para mudar plano diretor
Promotoria orienta vereadores de Goiânia sobre Plano Diretor
Djalma Araújo critica proposta de mudanças no Plano Diretor de Goiânia
Proposta de alteração do Plano Diretor de Goiânia recebe críticas
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 16.05.2013 11:39 LUCELLY

    Prezados, bom dia! Peço-lhes ajuda referente a Secretária da Educação, exclusivamente (CMEI) Possuim um método injusto, já que as crianças que se mudam de residência e estão matriculadas no CMEI do referido endereço não podem ser transferidas para um CMEI de sua atual residência. Ressalto que estive nos CMEIS próximos ao meu novo endereço e existem vagas, mas em contato com o 156 e Secretária da Educação, justificam que terei que pedir o cancelamento da matrícula atual e voltar para o fim da fila...aguardar vaga para janeiro. Eu residia em Campinas e agora nos mudamos para o Jardim Presidente, sendo que a minha filha frequenta o CMEI Setor Progresso, tendo o deslocamento 03 ônibus ida e 03 volta. Por favor, peço que intercedam!!! Grata, Lucelly

  • 03.05.2013 08:26 Aldo Faria

    Parabéns ao Prefeito Paulo Garcia pela coragem e ousadia referente ao. Plano Diretor. Goiânia merece ser planejada. Ao contrário de alguns vereadores ... inclusive do PT que não perdem a oportunidade de aparecer para fingir pra sociedade que realmente trabalha em prol do povo e não em benefício próprio .

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351